Memória RAM DDR5 – SK Hynix já completou o desenvolvimento

Num comunicado de imprensa, a SK Hynix confirmou ontem que já terminou o desenvolvimento do seu módulo de memória RAM de 16GB DDR5.

Pois bem, a nova geração de memória RAM está em total conformidade com o ‘standard’ JEDEC, e é baseada no processo de fabrico de 10nm, permitindo uma maior eficiência e operações ainda mais rápidas, em comparação à atual geração DDR4.

Desenvolvimento da memória DDR5 concluído pela SK Hynix – Primeiros chips alcançam os 5200 MT/s a 1.1V, Densidade de 16GB



A memória DRAM DDR5 irá ser adotada pelas futuras plataformas de computação, a começar pelos servidores. O objetivo desta nova geração é oferecer maiores velocidades com uma largura de banda maior, bem como maiores capacidades de memória.

O mercado alvo prioritário é agora as aplicações de dados, que incluem Aprendizagem Máquina, Inteligência Artificial e Big Data.

O Vice-Presidente Joohwan Cho, da SK Hynix disse:

“Baseada nos avanços tecnológicos que permitiram à indústria criar a primeira RAM DDR5 em conformidade com os ‘standards’ JEDEC, a SK Hynix planeia agora a produção em massa a partir do ano de 2020, altura em que o mercado de memória DDR5 deverá abrir, para responder à procura dos clientes.”

Quanto às especificações, a SK Hynix desenvolveu um módulo de RAM DDR5 de 16GB com o seu processo de 10nm.

DDR5

Em suma, a empresa está a usar o mesmo processo que usa para a RAM DDR4 de 8GB com a interface DDR5, conseguindo muito mais do que apenas mais velocidade. É no fundo, uma atualização arquitetural, com o objetivo de oferecer a maior eficiência possível.

O módulo DDR5 desenvolvido, funciona a 1.1V… O que por si só significa um decréscimo no consumo de energia na ordem dos 30%! Em comparação com os 1.2V da memória RAM DDR4.

Similarmente, além da melhoria na eficiência. O módulo de 16GB DDR5 foi capaz de atingir a velocidade de transferência de 5200 MT/s. O que equivale a um aumento de 60%, em relação a RAM DDR4 de 3200 MHz.

Interessantemente, enquanto que apenas os recordistas mundiais conseguem atingir os 5000 MHz com auxilio de LN2… Com esta memória, será algo banal!

Curiosamente, com overclock, será possível atingir a velocidades acima dos 6400MHz.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário