A Intel anunciou finalmente a sua nova gama de processadores (Core 12000), prometendo um novo nível de performance e eficiência, ao mesmo tempo que também aposta em preços bastante apelativos, tendo em conta a realidade atual do mundo da computação.
Estamos aqui a falar da primeira gama de processadores com suporte ao mais recente standard de memória, a RAM DDR5.
O que claro está, fez com que todas as fabricantes de memória lançassem também os seus produtos, a um preço obviamente ridiculamente alto. Não fosse esta a primeira geração deste tipo de memória… Mas admire-se! Já está tudo esgotado!
Memória RAM DDR5 chegou cara… Mas já esgotou!
Portanto, com a chegada dos novos processadores Intel Core 12000, e respetivas motherboards LGA 1700 com o chipset Z690, temos agora a possibilidade de escolher entre a velha memória RAM DDR4, ou a novidade que é a RAM DDR5. O que fizeram os consumidores? Mesmo tendo em conta que nesta altura do campeonato, a RAM DDR5 é mais lenta e mais cara? Compraram tudo o que havia!
Aliás, em grandes lojas online, como a Newegg, o único Kit disponível para compra é da Crucial, tem 64GB a 4800MHz, e custa cerca de 400€. Se quiser menos quantidade de memória, e uma frequência mais alta, pode encontrar o kit GeiL Polaris RGB DDR5-5200 a 369€. (Encontra, porque ainda não está disponível! Só no dia 4)
Em suma, parece que os entusiastas do mundo dos PCs não olharam a “guitos” e fizeram um completo ‘all-in’ na memória RAM DDR5.
O que é realmente muito interessante, visto que mesmo tendo em conta as potencialidades do novo standard de memória, a verdade é que a RAM DDR4 está muito mais madura, e por isso, vai quase sempre oferecer melhores resultados naquilo que realmente interessa… No campo da performance, e claro, no impacto na sua conta bancária.