Como deve saber, com o lançamento dos novos Intel Core 12000, e consequente lançamento das novas motherboards Z690 equipadas com o socket LGA1700… Muita coisa vai mudar no mundo da refrigeração! Ou seja, na parte dos coolers.
Afinal de contas, com a mudança do socket, todos os coolers lançados até aqui ficam imediatamente incompatíveis com a nova plataforma da Intel.
Sim, é verdade que as marcas estão a lançar adaptadores, e algumas, até o estão a oferecer aos consumidores! Mas em alguns casos, isso vai ser insuficiente, devido a alguns defeitos na adaptação à nova plataforma.
Intel Core 12000: Mesmo com adaptadores, alguns coolers vão ter problemas
Portanto, várias fabricantes de coolers já anunciaram que vão oferecer kits de montagem para o novo socket LGA1700, se por acaso provar que tem um processadores Core 12000 (Alder Lake-S), bem como um dos coolers selecionados para a oferta.
Isto é excelente, porque permite o aproveitamento de um componente, que se por acaso for um AiO, acaba por ser bastante caro, e por isso, chato de trocar por um novo. No entanto, parece que isto já está a dar origem a alguns problemas!
Afinal, segundo o Wccftech, alguns dos utilizadores já com o kit de montagem em casa, estão a ter algumas dificuldades na colocação do cooler nas novas motherboards e processadores, especialmente na distribuição da massa térmica. Como pode ver em cima. (Sim, já existem alguns consumidores com o combo motherboard + CPU).
Temos o exemplo do Corsair H115 ou do CoolerMaster ML360, que mesmo com o kit de montagem, não conseguem colocar pressão suficiente na superfície do CPU, para espalhar a massa térmica de forma uniforme.
Entretanto, não podemos por de lado o erro humano, ou um qualquer tipo de defeito com os kits enviados para o utilizador em questão. Mas é certamente algo a ter em conta, se existirem mesmo problemas no contacto entre a cabeça do AiO e a superfície do CPU propriamente dita, na grande maioria dos coolers já no mercado.