Memória DDR5 – Revolução a chegar? O standard está finalizado!

A JEDEC anunciou ontem a publicação da versão final standard de memória DDR5 SDRAM! Que claro está, contém as especificações finais que todas as fabricantes vão ter de cumprir para a tão esperada produção de memória DDR5 para o mercado de computadores. Tão esperada porquê? É que caso não saiba, a memória DDR5 já deveria estar no mercado, com a ‘spec’ final a ser publicada no ano de 2018.

Mas vamos falar de coisas realmente interessantes, é que em comparação à atual memória DDR4 SDRAM, estamos a falar do dobro da performance, bem como uma melhoria bastante significativa da eficiência energética.



Memória DDR5 – Revolução a chegar? O standard está finalizado!

Memória ddr5

Portanto, a memória DDR5 foi desenhada para ir de encontro às necessidades de performance dos mercado de servidores, mas também dos consumidores tradicionais que apenas querem aumentar a sua produtividade ou performance em jogo. Assim, o novo standard de memória traz para cima da mesa vários tipos de tecnologia que pegam na já excelente performance dos módulos de hoje em dia, levando-a a um nível completamente diferente, sem nunca trazer degradação aos canais de comunicação, nem nas velocidades mais altas.

Dito tudo isto, vamos ter novas funcionalidades como o DFE (Decision Feedback Equalization), que melhora bastante a largura de banda. Aliás, com a nova RAM, vamos ter o dobro da largura de banda, começando imediatamente com 4.8 Gbps (o máximo da memória DDR4 é de 3.2 Gbps). Estes 4.8 Gbps são apenas o início, será algo que irá melhorar massivamente durante o ciclo de vida da tecnologia no mercado.

Outras novidades:

  • Fine Grain Refresh: melhorias significativas na latência
  • Eficiência energética com o VDD a ir de 1.2V para 1.1V
  • Melhor regulador de voltagem

Eis o que a Intel e a AMD tiveram a dizer sobre o lançamento da especificação:

  • AMD -> A computação moderna precisa de memória capaz de acompanhar a evolução de mercado. Com este novo standard, temos as ferramentas necessárias para desenhar processadores ainda mais poderosos.
  • Intel -> Estamos a entrar numa nova era de performance e capacidades. A memória DDR5 é um esforço conjunto da indústria, marcando um grande salto na capacidade e performance. Vamos ter pela primeira vez um aumento de 50% na largura de banda, o que irá grandes vantagens para a nova geração de sistemas de alta performance e aplicações de nova geração.


Entretanto, tanto a Samsung como a Micron já começaram a produção em massa de chips para alimentar os primeiros módulos de memória RAM! Mas calma… Se está já a suar a pensar no dinheiro que vai ter gastar numa máquina nova com suporte à tecnologia, ainda falta algum tempo até ao lançamento dos primeiros módulos para o mercado de consumo tradicional. Aliás, ainda ninguém sabe bem quando é que a Intel e AMD vão trazer o suporte para as suas plataformas, se bem que alguns planos já mencionam o ano de 2021.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Utilizadores não sabem que vem aí uma nova versão do Windows!

Tem-se falado muito do lançamento do Windows 11 cujo lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Outubro de 2021. Mas e se...

FIFA 22 com erro gravíssimo no Sporting e adeptos não perdoam

O FIFA 22 é sem dúvida nenhuma um dos jogos mais esperados dos últimos tempos. Sendo que apesar de alguns jogadores dizerem que os...

USB Type-C 2.1 chegou! Conhece as melhorias?

USB Type-C 2.1 chegou! - As velocidades de transferência estão a aumentar, bem como a velocidade dos carregamentos, por isso, o standard que rege...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!