Inicio Hardware Memória DDR5 - Revolução a chegar? O standard está finalizado!

Memória DDR5 – Revolução a chegar? O standard está finalizado!

A JEDEC anunciou ontem a publicação da versão final standard de memória DDR5 SDRAM! Que claro está, contém as especificações finais que todas as fabricantes vão ter de cumprir para a tão esperada produção de memória DDR5 para o mercado de computadores. Tão esperada porquê? É que caso não saiba, a memória DDR5 já deveria estar no mercado, com a ‘spec’ final a ser publicada no ano de 2018.

Mas vamos falar de coisas realmente interessantes, é que em comparação à atual memória DDR4 SDRAM, estamos a falar do dobro da performance, bem como uma melhoria bastante significativa da eficiência energética.



Memória DDR5 – Revolução a chegar? O standard está finalizado!

Memória ddr5

Portanto, a memória DDR5 foi desenhada para ir de encontro às necessidades de performance dos mercado de servidores, mas também dos consumidores tradicionais que apenas querem aumentar a sua produtividade ou performance em jogo. Assim, o novo standard de memória traz para cima da mesa vários tipos de tecnologia que pegam na já excelente performance dos módulos de hoje em dia, levando-a a um nível completamente diferente, sem nunca trazer degradação aos canais de comunicação, nem nas velocidades mais altas.

Dito tudo isto, vamos ter novas funcionalidades como o DFE (Decision Feedback Equalization), que melhora bastante a largura de banda. Aliás, com a nova RAM, vamos ter o dobro da largura de banda, começando imediatamente com 4.8 Gbps (o máximo da memória DDR4 é de 3.2 Gbps). Estes 4.8 Gbps são apenas o início, será algo que irá melhorar massivamente durante o ciclo de vida da tecnologia no mercado.

Outras novidades:

  • Fine Grain Refresh: melhorias significativas na latência
  • Eficiência energética com o VDD a ir de 1.2V para 1.1V
  • Melhor regulador de voltagem

Eis o que a Intel e a AMD tiveram a dizer sobre o lançamento da especificação:

  • AMD -> A computação moderna precisa de memória capaz de acompanhar a evolução de mercado. Com este novo standard, temos as ferramentas necessárias para desenhar processadores ainda mais poderosos.
  • Intel -> Estamos a entrar numa nova era de performance e capacidades. A memória DDR5 é um esforço conjunto da indústria, marcando um grande salto na capacidade e performance. Vamos ter pela primeira vez um aumento de 50% na largura de banda, o que irá grandes vantagens para a nova geração de sistemas de alta performance e aplicações de nova geração.


Entretanto, tanto a Samsung como a Micron já começaram a produção em massa de chips para alimentar os primeiros módulos de memória RAM! Mas calma… Se está já a suar a pensar no dinheiro que vai ter gastar numa máquina nova com suporte à tecnologia, ainda falta algum tempo até ao lançamento dos primeiros módulos para o mercado de consumo tradicional. Aliás, ainda ninguém sabe bem quando é que a Intel e AMD vão trazer o suporte para as suas plataformas, se bem que alguns planos já mencionam o ano de 2021.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Waze está a deixar os habitantes com ataques de nervos!

A popularidade de aplicações como o Google Maps ou o Waze não pára de crescer. E isso é um excelente sinal de que estas...

OnePlus 8 acaba de baixar de preço! Veja tudo o que muda

O OnePlus 8T vai chegar dentro de poucas semanas com novas funcionalidades. Um dos grandes destaques é o suporte para carregamento rápido de 65W....

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...

Não compre o iPhone 11 agora! Os preços vão baixar

É bastante normal para as grandes fabricantes de smartphones reduzirem os preços das séries principais pouco antes da chegada de uma nova gama com...

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...