Inicio Especiais AMD vai suportar DDR5 e PCIe 5.0 em 2022! E a Intel?

AMD vai suportar DDR5 e PCIe 5.0 em 2022! E a Intel?

Segundo as mais recentes indicações do mercado, a AMD deverá adotar o standard de memória DDR5 em 2022! Muito provavelmente com a arquitetura Zen 4 que deverá dar vida aos processadores AMD Ryzen 5000, sendo baseada na tecnologia de produção de 5nm da TSMC.

AMD vai suportar DDR5 e PCIe 5.0 em 2022! Mas a Intel vai chegar mais cedo à memória de nova geração

Portanto, estamos a chegar ao fim do ciclo de vida da memória RAM DDR4. Por isso, nos próximo 3 anos vamos passar por uma fase de transição, em que a memória DDR5 já está a ser produzida, mas infelizmente ainda não está pronta para os holofotes.

DDR5 e PCIe 5.0

Afinal de contas, as grandes fabricantes como a Samsung e SK Hynix já vieram a público dizer que a produção em massa da nova geração de memória já começou ou está prestes a começar, quase como se fosse uma dica à AMD e Intel, para se apressarem no suporte nas suas plataformas.

Dito isto, apesar da AMD estar mais forte no mercado de consumo, tudo indica que tal e qual como a memória DDR4, a Intel vai ser a primeira a chegar ao mercado com o suporte ao standard DDR5! No entanto…

Pois bem, parece que a Intel já se está a preparar para suportar o novo standard com os seus processadores Xeon “Sapphire Rapids” em 2021. Isto enquanto a AMD apenas deverá apostar na tecnologia em 2022 (anúncio em 2021) com a chegada da micro-arquitetura Zen 4.

Mas a razão é muito simples! Como dissemos em cima, os processadores AMD Zen 4 irão ser baseados no processo de produção de 5nm da TSMC, o que será uma grande mudança para a empresa, especialmente na parte do I/O, ao trazer o suporte a novas tecnologias tanto nas plataformas empresariais como também no mundo dos PCs Desktop, ao mesmo tempo!

Ou seja… Sim, a Intel vai chegar primeiro à RAM DDR5, mas provavelmente apenas no mundo das workstations, com os processadores Xeon. Entretanto, a AMD não só vai trazer o DDR5 para todas as plataformas, como também deverá apostar logo no standard PCIe 5.0.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Huawei recebeu da TSMC muito menos chipsets do que pediu

É muito provável que até ter surgido o problema dos Estados Unidos com a Huawei nunca tivesse ouvido falar do novo TSMC. É sem...

Google já está a resolver o grande bug no Android Auto!

O mundo está cada vez mais tecnológico e na sua essência isto é uma coisa boa. Temos uma vida cada vez mais simplificada e...

Waze está a deixar os habitantes com ataques de nervos!

A popularidade de aplicações como o Google Maps ou o Waze não pára de crescer. E isso é um excelente sinal de que estas...

OnePlus 8 acaba de baixar de preço! Veja tudo o que muda

O OnePlus 8T vai chegar dentro de poucas semanas com novas funcionalidades. Um dos grandes destaques é o suporte para carregamento rápido de 65W....

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...