Se for possível qualquer pessoa quer melhorar a sua Smart TV, sobretudo se não tiver de gastar dinheiro. No entanto, por desconhecimento, muitas vezes acabamos por não o fazer. Desde a interface passando pelas portas HDMI há várias coisas que é possível fazer para termos uma Smart TV ainda melhor. De facto, mesmo alguns dos melhores televisores podem, por vezes, ter as suas próprias desvantagens e podem necessitar de um conjunto de melhorias para que funcionem melhor.
6 coisas para melhorar a sua Smart TV sem gastar dinheiro!
Desligue a poupança de energia
Uma das primeiras coisas que pode fazer na sua Smart TV é desligar imediatamente as várias configurações de economia de energia. Parece contra-intuitivo para quem se preocupa com o planeta e para os que pretendem combater a utilização excessiva em termos de consumo de energia. No entanto, os benefícios para o desempenho do televisor superam o resto.
É que com esse modo ativado não só fica com uma imagem menos brilhante, como também pode perder algumas otimizações que a sua TV disponibiliza.
Desactive a suavização de movimento
Outra alteração importante passa por desativar a suavização de movimento. A suavização de movimento tem como objetivo tornar o conteúdo mais suave ao incorporar frames adicionais. No final, normalmente dá ao conteúdo um efeito de “telenovela” pouco natural que muitos proprietários de televisores quererão evitar.
Actualize o SO do seu televisor
Um dos principais problemas que o seu televisor pode estar a enfrentar é um firmware desatualizado. A maioria dos aparelhos modernos hoje em dia tem atualizações automáticas, mas mesmo assim é uma boa prática verificar a existência manual de novas versões.
Na maior parte dos casos, encontrará a atualização do software nas definições do sistema e, uma vez actualizada, poderá não notar uma grande diferença, mas é sobretudo por questões de segurança ou funcionalidades actualizadas.
Limpe a cache
A sua Smart TV pode estar potencialmente sobrecarregado com todos os anos de informação e dados que sobrecarregam o sistema. Normalmente, estes dados são armazenados na sua memória cache, uma coleção de dados que a TV armazena para facilitar a utilização de programas e aplicações.
É irónico, uma vez que a cache de armazenamento se destina a acelerar o desempenho, mas pode sobrecarregar o seu televisor se não for limpa de vez em quando.
Mais uma vez, nem todos os televisores abordam esta definição da mesma forma. Poderá ter de procurar nas definições para a encontrar.
Utilize uma ligação à Internet com fios
Pode parecer óbvio, mas muitos utilizadores de televisores renunciam a uma ligação ethernet com fios, apesar das imensas vantagens que oferece. Claro que nem sempre pode representar a melhor escolha. No entanto na maioria dos casos vai funcionar bem. Sobretudo se a TV estiver perto do router.
Ligue um comutador HDMI (se já o tiver)
A sua Smart TV também pode estar limitada ao nível das portas HDMI. Atualmente, a maioria dos ecrãs modernos vem equipada com, pelo menos, três ou quatro entradas HDMI, sendo que, normalmente, duas dizem respeito à especificação HDMI 2.1. Para muitas pessoas e com a quantidade de equipamentos que temos disponíveis, isto pode não ser suficiente. É aqui que entra um comutador HDMI. Estes dispositivos acrescentam ainda mais funcionalidades ao seu televisor, oferecendo-lhe mais entradas, muitas vezes entre três e até sete.