O modo de economia de energia torna o smartphone mais lento? 

Muitas pessoas preferem uma duração maior da bateria acima de tudo. Como tal, ativam todas as funções que têm disponíveis e que podem resultar em alguma poupança. No entanto, ao fazerem-no estão a criar alguns problemas. Alguns mais importantes do que outros. Isto leva-nos a uma questão. O modo de economia de energia torna o smartphone mais lento?

O modo de economia de energia torna o smartphone mais lento? 

Como é que este modo funciona?

O modo de economia de energia limita as aplicações e funcionalidades para que o sistema apenas atualize os conteúdos quando abrir a aplicação relevante. Além disso, quando está neste modo, os serviços de localização só funcionam enquanto o ecrã estiver ligado. O modo escuro é também ativado e o assistente da Google deixa de responder aos comandos de voz.

função que atrasa o smartphone

Entretanto o modo de economia de energia também não permite que as aplicações sejam executadas em segundo plano, e algumas das notificações podem ser adiadas. A forma como isto funciona varia de app para app, dependendo em parte do que os programadores fizeram com o seu código.

Para além do modo normal, o sistema operativo da Google também tem um modo extremo de poupança de bateria. Como o nome deixa adivinhar esta funcionalidade vai além do modo de Poupança de Bateria. Assim interrompe a maioria das aplicações (efetivamente desativando as suas notificações) e abranda a velocidade do chipset do smartphone. Quando estiver neste modo, o seu dispositivo irá definir o tempo limite do ecrã em 30 segundos e impede que se procurem dados relacionados com a localização.

A forma de verificar se este modo está desativado varia um pouco consoante o fabricante.

Por exemplo, num smartphone Samsung, temos de ir às definições e depois na pesquisa escrevermos bateria. Depois é só carregarmos no primeiro resultado que surgir.

Nesse momento é só verificarmos se a opção Economia de Energia está ativa ou não.

Se carregarmos nessa opção é possível personalizar tudo ainda mais. Ora isto significa que até pode ativar este modo sem perdermos grande velocidade.

Assim o que temos de fazer é por exemplo ativar o modo mas desativarmos algumas coisas como o limitar a velocidade do CPU a 70%. Também é aceitável deixar o 5G ligado. Ao mesmo tempo podemos desativar a limitação de aplicações.

Android atrasar smartphone

Assim é possível termos velocidade mesmo com o modo de economia de energia ligado.

Claro que também podemos ir mais longe e protegermos algumas apps de serem desaceleradas.

Entretanto e no caso dos smartphones Samsung ainda temos outro modo que se chama Economia de Energia Adaptativa. Na prática está acessível no menu de três pontos dentro da secção de bateria. O que faz é ligar e desligar automaticamente a economia de energia com base nos nossos padrões de utilização. Se quer ter a máxima velocidade não vale a pena estar a ativar este modo.

Android atrasar smartphone

Já utilizou este modo? Conte-nos tudo nos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.