Esta é a solução se não tem mais portas HDMI na sua televisão!

A sua TV não tem portas HDMI suficientes para as suas necessidades? Não tem de substituir a televisão! Embora seja algo mais ou menos do conhecimento comum há várias pessoas que desconhecem isto. Depois acabam por procurar outro modelo quando na realidade não há necessidade nenhuma disso e por cerca de 30 Euros ou até menos resolvem o problema. Assim vamos explicar-lhe como adicionar mais portas HDMI à sua TV.

Esta é a solução se não tem mais portas HDMI na sua televisão!

De facto, é bastante simples adicionar mais portas HDMI à televisão. Para isso basta um pequeno equipamento chamado switcher. A porta do switcher liga-se a uma única entrada HDMI na sua TV, monitor, projetor, ou outro equipamento semelhante. A partir desse momento passamos logo a ter um conjunto de portas HDMI. Assim pode ligar tudo o que tem em casa, nomeadamente, box, consolas, leitores multimédia, sem ter de andar a desligar nada.

Assim pode adicionar mais portas HDMI à sua TV!

De facto, isto é a solução para muitas coisas.

Resolve a questão de não ter portas HDMI suficientes no seu televisor. Remove a necessidade de se levantar e trocar fisicamente os dispositivos, desligando e ligando os cabos HDMI. Entretanto a maioria dos comutadores vem com um comando para tornar possível a comutação entre fontes a partir do seu sofá. No entanto também existem alguns automáticos. Para além destes temos também opções mais baratas mas que implicam que carreguemos num botão para mudar a fonte.

Os comutadores também conhecidos como splitter ou switcher são óptimos para jogadores que têm mais consolas e entradas do que as portas HDMI. Os aficionados do entretenimento doméstico também podem obter alguma utilização para ligar leitores de Blu-ray e DVD, descodificadores por cabo e satélite, caixas de streaming, gravadores ópticos ou de disco rígido, PCs, e muito mais.

A maioria das TVs tem cerca de quatro entradas HDMI, mas nem todas elas oferecem os mesmos benefícios. Algumas televisões estão limitadas a uma ou duas portas HDMI 2.1, um standard de maior largura de banda utilizado pelas mais recentes consolas de jogos e placas gráficas. Se tiver consolas modernas e um PC com uma placa gráfica moderna, um switcher com compatibilidade HDMI 2.1 pode ajudar a acomodar todas as suas necessidades de 4K 120Hz (ou 8K 60Hz).

Se for comprar um switcher ou um splitter é preciso que tenha atenção a uma coisa. Tem de escolher a norma HDMI Correta. Para isso tenha atenção às indicações que referem sobre as portas.

Isto é o que tem de saber:

  • O HDMI 2.1 oferece uma resolução até 8K a 60Hz, 4K a 120Hz, totalmente compatível com HDR
  • HDMI 2.0b suporta até 4K de resolução a 60Hz, também totalmente compatível com HDR
  • HDMI 1.4 suporta resolução HD (1080p)
  • Assim pode adicionar mais portas HDMI à sua TV!

Se estiver a comprar um switcher HDMI porque tem um número limitado de portas na sua TV que suportam HDMI 2.1, certifique-se de que compra um switcher que suporta este standard. Isto irá permitir-lhe ligar uma Xbox Series X, PlayStation 5, ou um PC e aproveitar uma resolução até 120Hz a 4K (com suporte de HDR).

Alguns switches HDMI também separam o áudio

Alguns comutadores HDMI incluem a capacidade de separar os sinais de vídeo e áudio. Isto permite-lhe emitir áudio para um dispositivo separado sem impacto na qualidade de vídeo, o que é útil se o seu dispositivo de reprodução de vídeo não suportar o formato de áudio atual. Também pode ser útil se quiser usar auscultadores através de uma saída analógica que a sua TV possa não ter.

Se tiver apenas um receptor analógico, um extractor de áudio HDMI pode ser capaz de passar áudio para ele. Esta pode ser uma forma mais barata de obter melhor som do que comprar um receptor ou uma barra de som totalmente nova. P

Certifique-se de que usa a porta HDMI certa

Se estiver a comprar um switcher para ligar vários dispositivos HDMI 2.1, certifique-se de que liga o switcher à porta HDMI 2.1 da sua televisão. É mais comum agora que as TVs venham com uma gama completa de portas HDMI 2.1, mas algumas limitam a tecnologia de maior largura de banda a apenas uma ou duas portas.

Ao mesmo tempo, evite usar uma porta HDMI 2.1 para dispositivos menos exigentes (que usam HDMI 2.0b) quando tiver muitas portas mais lentas disponíveis. Na maioria dos casos, uma porta HDMI 2.1 estará identificada na parte de trás da televisão. Pode também ver etiquetas como “4K 120Hz” ou “8K 60Hz” nestas portas.

Problemas que podem ocorrer

Se optar por comprar este dispositivo há um problema que pode ocorrer e que está relacionado com uma tecnologia chamada HDCP. Na prática significa High-bandwidth Digital Content Protection, e é uma forma de protecção para materiais com direitos de autor.

Foi concebida para impedir que os utilizadores copiem o conteúdo de qualquer coisa que esteja a ser transmitida através de uma ligação digital com fios usando encriptação. Muitos switchers não suportam os padrões HDCP, o que não é um grande problema se estiver a ligar consolas mais antigas ou um PC, mas pode apresentar um problema para dispositivos de reprodução multimédia como leitores Blu-ray e dispositivos de streaming como a Apple TV.

No entanto há alguns equipamentos que o permitem desativar como a PlayStation 5.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.