MediaTek quer juntar-se à NVIDIA. Pode vir a fazer barulho!

Caso não saiba, o domínio da AMD e Intel no mundo dos portáteis está agora em risco. Já não bastava os portáteis da Apple terem abandonado o ecossistema da Intel há alguns anos atrás, como agora também temos muitas das fabricantes mais populares de portáteis Windows a testar dar o salto para processadores ARM, mais concretamente o novo Snapdragon X Elite da Qualcomm.

Pois bem, ao que tudo indica, a Qualcomm não vai estar sozinha no lado Windows! A Mediatek está pronta a entrar neste mercado, aparentemente com uma parceira de peso, a NVIDIA.

MediaTek quer juntar-se à NVIDIA. Pode vir a fazer barulho!

MediaTek T750

Portanto, os novos portáteis baseados no SoC Snapdragon X Elite prometem performance de ponta, com uma autonomia de bateria muito acima daquilo que os tradicionais portáteis baseados em hardware Intel e AMD têm para oferecer.

Porém, segundo os mais recentes ‘leaks’ e rumores, a Qualcomm não vai ficar sozinha neste mercado durante muito tempo. Afinal de contas, a MediaTek parece ter feito uma parceria com a NVIDIA, para criar um chipset baseado na arquitetura ARM, com muito IA à mistura, que pode vir a ser uma pedra gigante no sapato da Qualcomm, e na realidade também da Apple. (Isto já para não falar da AMD e Intel!)

Este processador deve ser finalizado no final do verão, e vai ser produzido em massa nas linhas de 3nm da TSMC. Aliás, é muito provável que seja produzido nas linhas de segunda geração de 3nm, e como tal, até neste campo pode vir a ser um rival para o M4 recentemente anunciado pela Apple.

Isto com algumas vantagens no lado gráfico, graças à presença da NVIDIA na brincadeira.

Mas… Há um defeito… O preço!

Os rumores apontam para um preço de mais ou menos 300 dólares por unidade deste chip. O que claro está, se deve ao uso das técnicas de produção mais avançadas que a TSMC tem para oferecer.

Ainda assim, a MediaTek e NVIDIA olham para este produto como algo de muito especial. Quase como se fosse o início de algo épico. Afinal, o mundo do AI PC vai crescer de forma absurda até 2027, e como tal, estas duas fabricantes querem aproveitar 2024 para começar já a marcar presença.

Entretanto, esta parceria pode também marcar presença no mundo dos smartphones, o que seria ainda mais interessante, e poderá servir de trampolim para a Mediatek finalmente começar a pisar os calos à sua velha rival Qualcomm.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Vai mudar o mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.