Galaxy S25 com chips Google é estranho? Nem por isso!

Caso ainda não tenha percebido, depois de um período um pouco complicado, onde a Samsung até planeou criar o seu próprio ecossistema longe do Android da gigante Google, a Samsung passou a ser muito amiga da Google.

Afinal, além do facto de a Samsung ter apostado quase tudo o que tem no já mencionado ecossistema Google Android, como podemos ver pelos relógios, tablets, smartphones, etc… A realidade é que todos os produtos Pixel também chegam às prateleiras com muito hardware Samsung à mistura.

Uma parceria que ficou ainda mais próxima com a chegada em força da Inteligência Artificial ao mundo mobile.

É algo que deverá ganhar ainda mais força nos próximos tempos, visto que além de contar com o software Google (Gemini) para dar vida ao motor Galaxy AI, a Samsung também está a contar com chips Google para potenciar ainda mais o seu desempenho nestas tarefas.

Galaxy S25 com chips Google é estranho? Nem por isso!

s24

Portanto, caso não saiba, não é só o design exterior que vai mudar nos novos Galaxy S25! O que dá vida ao aparelho no interior também deve vir a mudar um pouco em 2025.

Mais concretamente, vamos ver uma Samsung pronta a apostar ainda mais nos seus processadores Exynos, em vez da cada vez mais cara oferta da Snapdragon, com um pequeno acrescento desenhado pela Google.

De forma mais concreta, o novo Exynos 2500 de 3nm vai contar com um acelerador IA dedicado desenhado pela Google. Uma espécie de NPU, como já podemos encontrar em tantos outros processadores mobile, porém, mais eficiente e poderoso, de forma a funcionar de mãos dadas com o Gemini da Google.

Quais são os benefícios?

Presumivelmente, capacidades mais potentes de processamento de IA para a série de aparelhos Galaxy S25. Naquilo que pode ser o primeiro “cavalo” realmente pronto a ganhar a corrida ao IA.

Afinal de contas, alguém tem de ganhar esta corrida!

Sim, ainda estamos muito no início desta loucura, e de facto, ainda ninguém sabe muito bem aquilo que a IA poderá oferecer no mundo mobile. Porém, já temos alguns vislumbres graças à aposta da Google nos Pixel 8, e também da aposta da Samsung nos Galaxy S24. (Novamente as duas parceiras!)

Mas, com uma parceria ainda mais próxima, e poderosa, é muito provável que a Samsung seja capaz de mostrar ao resto do mercado como é que realmente se mexe com IA num smartphone.

Aliás, isto pode até dar alguma força para a fabricante deixar de depender dos processadores da Qualcomm! Processadores que, verdade seja dita, são umas das maiores razões pela qual os smartphones têm vindo a encarecer de forma exagerada nos últimos anos. (Caso não saiba, o Snapdragon 8 Gen4 de nova geração deve encarecer mais 50€ por unidade)

Uma Samsung mais poderosa, mais inteligente, e mais competitiva? Sim por favor!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também