Máquina de lavar: tenha cuidado com o vinagre branco!

Ultimamente tem-se falado muito do vinagre branco quando se trata da máquina de lavar roupa, ou de limpezas em geral. Isto porque em muitos casos representa uma alternativa mais suave em relação aos produtos de lavandaria comerciais. Aliás é por esse motivo que se utiliza em tantos truques de limpeza nas redes sociais. No entanto embora ele seja um excelente aliado há medidas de segurança a ter em conta antes de o utilizar, bem como algumas práticas recomendadas. Assim tenha cuidado a utilizar o vinagre branco na máquina de lavar. Isto porque não o deve fazer em todas as ocasiões.

Máquina de lavar: tenha cuidado com o vinagre branco!

Há muitas utilizações para o vinagre na roupa, incluindo a remoção de nódoas, a eliminação de odores e a erradicação de bolor e mofo. O vinagre também se utiliza como uma alternativa aos amaciadores de roupa comerciais.

Os benefícios

Tira nódoas

Como referi acima ele funciona muito bem como tira-nódoas. De facto, o vinagre é eficaz no tratamento de nódoas com baixo pH, como café, chá, sumo de fruta, vinho e cerveja. Para o utilizar, mergulhe a peça manchada durante 30 minutos ou até durante a noite numa solução de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente líquido para a roupa antes de a lavar.

máquina de lavar vinagre branco

Ajuda também a remover bolor e mofo. O vinagre branco destilado é também um agente poderoso para remover bolor ou mofo dos tecidos.

- Advertisement -

Remoção de odores

O vinagre também é excelente para remover a acumulação de produtos que podem prender as bactérias causadoras de odores, fazendo com que os artigos acabados de lavar saiam da lavagem com um cheiro menos limpo.

Amaciador de roupa

Também tem propriedades naturais de amaciamento de tecidos.

No entanto, o vinagre não é uma parte ideal de uma rotina regular de lavagem de roupa porque pode danificar as máquinas de lavar. Além disso, há certos tecidos que não devem ser excessivamente expostos ao vinagre, bem como produtos de lavandaria com os quais não deve ser combinado.

Quando não deve utilizar o vinagre na roupa

Com lixívia de cloro

Em primeiro lugar, e mais importante, é fundamental que o vinagre não se utilize em conjunto com lixívia de cloro ou com quaisquer produtos que contenham lixívia de cloro. Quando o vinagre e a lixívia com cloro são misturados, criam uma reação química que resulta em fumos perigosos que são extremamente nocivos e podem ser fatais.

máquina de lavar vinagre branco

Com utilização regular

Em segundo lugar, o vinagre não deve ser utilizado como parte da sua rotina regular de lavagem da roupa, uma vez que o ácido do vinagre pode danificar os vedantes e as mangueiras, provocando fugas. Embora o vinagre seja frequentemente apresentado como uma alternativa natural aos amaciadores de roupa, a sua utilização regular não é aconselhada devido aos efeitos nocivos que pode ter numa máquina de lavar.

Com elásticos

É melhor evitar a utilização excessiva de vinagre ao lavar equipamento de ginástica ou outro tipo de vestuário com elásticos. Embora o vinagre seja excelente para remover a acumulação de odores causada pela utilização excessiva e incorreta de produtos de lavandaria, ao longo do tempo, a acidez pode decompor o elástico, encurtando o tempo de vida dessas peças.

Quanto utilizar

A melhor utilização do vinagre na lavandaria é para remediar o bolor e o mofo. Para além disso resolve a presença de mau cheiro devido à acumulação de produtos

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.