Máquina de lavar roupa: este erro pode causar tosse e congestão!

Quando pensamos em tosse, espirros ou congestão, pensamos de imediato em alergias e sobretudo pólens nesta altura do ano. No entanto, a verdade é que um erro na máquina de lavar roupa pode causar tosse e congestão. Escusado será dizer que isto pode levar a muitos problemas respiratórios que é algo que ninguém deseja. Assim vamos dizer-lhe o que fazer para acabar com este problema.

Máquina de lavar roupa: este erro pode causar tosse e congestão!

Muitos de nós utilizamos a máquina de lavar roupa algumas vezes por semana. É rápida e eficiente, prolonga a vida útil da sua roupa e proporciona uma limpeza mais completa do que a lavagem à mão.

Mas, poucos de nós se dão ao trabalho de ler o manual de instruções no momento da compra e, se não fizer uma coisa em particular, pode ficar doente.

Os eletrodomésticos de cozinha podem ser dispositivos complicados de utilizar, com várias definições para realizar várias tarefas e certas regras que temos de seguir.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando utilizam a sua máquina de lavar roupa é fechar a porta logo depois de tirar a roupa. Isto significa que o aparelho não pode usufruir da tão necessária circulação de ar. Assim constitui um terreno ideal para o aparecimento de bolor, mofo e cheiros desagradáveis.

Este bolor pode desencadear certos sintomas como espirros, tosse e congestão. Por isso é importante deixar a porta da máquina de lavar entreaberta durante algumas horas após a utilização.

A acumulação de bolor é comum nas máquinas de lavar roupa e deve ser removida regularmente para ajudar a prevenir problemas de saúde e para garantir que as roupas estão a ser totalmente limpas.

lixívia, custa máquina de lavar, lavar roupa de cama, secar a roupa sem secadora, máquina de lavar deixa nódoas, problemas na máquina de lavar

Para isso, aplique uma pequena quantidade de um produto de limpeza à base de lixívia num pano e limpe cuidadosamente o interior do aparelho. Preste especial atenção à borracha de vedação.

Outra dicas para garantir que a sua máquina funciona da forma mais eficiente possível passa pela limpeza do filtro. Está normalmente localizado num canto inferior na parte da frente da máquina. Isto de quatro em quatro ou de seis em seis semanas e esfregar bem a gaveta do detergente para eliminar qualquer sujidade indesejada.

Como limpar o filtro da máquina de lavar

De certeza que já reparou que na parte inferior da sua máquina de lavar roupa tem uma tampa.

Se não faz isto vai ficar sem máquina de lavar roupa!

Se a abrir deverá encontrar um pequeno tubo e uma abertura redonda fechada com uma tampa. É nessa abertura redonda que se encontra o filtro da máquina. No entanto não o deve abrir logo de imediato. Eventualmente e sobretudo quando o filtro está sujo é provável que fique água “mal cheirosa” acumulada na máquina. Ora é isso mesmo que tem de retirar antes de abrir a tampa.

Se não faz isto vai ficar sem máquina de lavar roupa!

Puxe para fora o tubo que se encontra no canto superior direito.

Se não faz isto vai ficar sem máquina de lavar roupa!

A seguir retire a tampa e coloque-o a despejar água para um recipiente.

Aguarde até que toda a água tenha saído e só aí pode voltar a colocar o tubo onde estava a rodar a tampa que permite abrir a porta onde está o filtro. Atenção que convém colocar uma toalha por baixo para recolher alguma água que ainda possa ter ficado retida.

Se não costuma fazer este processo verá que o filtro estará com um aspeto mutio semelhante à imagem que mostro abaixo.

A seguir passe o tubo por água quente e retire com ajuda dos dedos ou de uma escova toda a sujidade que lá estiver. Assim ficará com um filtro “novo”.

Com esse processo de limpeza concluído já poderá voltar a colocar o filtro na máquina.

Tal como acontece com qualquer eletrodoméstico, a realização de algumas tarefas simples numa base regular deve garantir que o nível de desempenho não diminui e que terá mais anos de utilização da sua máquina de lavar roupa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados