Samsung tem processador de 2nm para competir com o Apple A19

A Samsung pode ser famosa pelos seus smartphones, mas a principal fonte de dinheiro da empresa é o fabrico de semicondutores. Assim a gigante de tecnologia está a definir objetivos ambiciosos para esta divisão, com o objetivo de criar o chip móvel mais avançado do mundo. E se acreditarmos numa informação que chega da Coreia do Sul, a Samsung começou a desenvolver chips para smartphones utilizando um processo de 2nm.

Samsung tem processador de 2nm para competir com o Apple A19

De acordo com a ET News, a Samsung está perto de um grande avanço nos processadores para telemóveis. A agência informa que a Samsung procura iniciar a produção em massa do SoC baseado em 2nm em 2025, com o objetivo de o incluir na gama Galaxy S26 (via SamMobile).

Entretanto os Insiders da indústria disseram ao ET News que o novo processador, com o nome de código “Thetis”, pode chegar ao mercado como o Exynos 2600. Espera-se que estreie nos smartphones Samsung topo-de-gama com lançamento previsto para 2026.

exynos, Samsung Exynos 981, Samsung 2nm

O nó de processamento de 2nm de primeira geração da Samsung Foundry, internamente designado por SF2, deverá competir com os próximos chips da Apple das séries A, M e AI, que também deverão utilizar a tecnologia de 2nm. É provável que a Apple revele o seu chipset de 2nm para a gama iPhone 17 até setembro de 2025. Entretanto, a Samsung parece estar a planear um lançamento posterior para o seu Exynos 2600.

Espera-se que o Exynos 2600 alimente a gama Galaxy S26 em todo o mundo. Isto com algumas excepções como os EUA, a China e o Canadá, onde é provável que seja utilizado o SoC Snapdragon 8 Gen 5. Curiosamente, há rumores de que o Galaxy S26 Ultra virá com o processador Snapdragon 8 Gen 5 em todos os mercados.

Para além disso, o Exynos 2600 poderá ter uma GPU própria da Samsung. Isto representa um afastamento das GPUs AMD utilizadas em modelos anteriores como o Exynos 2400 e o próximo Exynos 2500. Se isto for verdade, o Exynos 2600 poderá significar um passo significativo no sentido de a Samsung desenvolver totalmente os seus próprios chipsets móveis de alto desempenho.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados