Quando se trata de lavar roupa muitos olham apenas para o cesto apenas um filtro em mente: artigos para uma lavagem colorida e artigos para uma lavagem de roupa escura. No entanto, os especialistas referem que isto é um “grande erro” e “pode dar cabo da sua roupa”. Para evitar isto, saiba que há umas formas de separação de roupa que devem ser mesmo seguidas! É que só assim é que a roupa na máquina de lavar dura o dobro!
Máquina de lavar: com isto a sua roupa dura o dobro!
Como a lavagem da roupa pode ser uma tarefa algo cansativa, isto resulta muitas vezes numa separação à toa na esperança de que a lavagem acabe bem. No entanto, os especialistas alertam as pessoas para escaparem a esta tentação. O problema com esta abordagem é que ela corre o risco de “reduzir a esperança de vida da roupa”. Para que ela dure mais, as famÃlias precisam de começar a ser um pouco mais perspicazes quando se trata de saber que peças de roupa se põem juntas numa lavagem.
Evite juntar roupa delicada com artigos de uso diário
É necessário separar estas peças de roupa frágeis das outras. De facto, roupas de lã, rendas, seda e caxemira são exemplos de materiais delicados que precisam de ser lavados num ciclo de lavagem especÃfico.
Assim para peças particularmente delicadas, especialmente aquelas com lantejoulas ou bordados delicados, devem ser colocados num saco de malha para evitar que danos causados pelo tambor. Isto e outras roupas que possam misturar.
Se não fizer isto, não se surpreenda se as suas outras roupas mais ásperas tiverem um efeito negativo nas delicadas.
Separar peças sujas e não sujas
Uma forma de manter a roupa “saudável por mais tempo” é lavar artigos muito sujos numa lavagem separada.
Isto porque estes artigos têm uma hipótese de transferir a sujidade para outras roupas. Uma forma de contornar isto é tentar tratar a nódoa antes de a colocar na máquina de lavar.
Acertar as cores
Muitas vezes mistura-se cores escuras com cores claras. O problema é que mesmo com todos os cuidados e até com as folhas anti-transferência as cores escuras podem sempre largar alguma coisa para as roupas mais claras. Isto com o tempo irá dar cabo da sua roupa.
Assim as famÃlias devem lavar roupas brancas juntas, roupas claras juntas (incluindo, amarelo, laranja, azul claro e verde claro), e roupas de cor escura juntas (incluindo, azul escuro, verde escuro, preto, vermelho e púrpura).
Cestos de roupa suja separados
Entretanto os profissionais sugerem que é boa ideia ter dois ou três cestos em separado. Isto permite-lhe colocar cargas de roupas diferentes em compartimentos distintos. Assim pode ter um cesto para roupas mais escuras, outro para roupas mais claras e um terceiro para a roupa delicada. É melhor isto do que depois estar a separar apenas na altura de lavar. É que aà será tanta roupa que a paciência vai faltar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!