Máquina de Lavar Louça: assim só gasta metade da luz!

Há várias dicas que nos permitem poupar quando se trata de utilizar a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar louça. O que a maioria delas têm em comum é que todas implicam cedências. No entanto, a verdade é que até conseguimos poupar sem termos de estar a fazer grandes alterações ou a utilizar os equipamentos menos vezes. Assim com esta alteração na máquina de lavar louça só gasta metade na conta da luz. Escusado será dizer que vale realente a pena.

Máquina de Lavar Louça: assim só gasta metade da luz!

De facto há formas muito eficientes de poupar sem fazermos grandes sacrifícios. Esta é exatamente uma delas. O melhor de tudo é que podemos usar a máquina quatro vezes por semana e ainda assim reduzirmos a conta da luz.

Isto já foi comprovado por um estudo que envolveu duas mil pessoas. Foi aí que se percebeu que 30 por cento das pessoas utiliza um ciclo normal e apenas 17 por cento utilizam um ciclo curto que ronda uma hora ou 55 minutos. Ora quem o faz gasta metade na conta da luz.

A conhecida marca de detergentes Fairy é uma das grandes apoiantes desta ideia. Mas para que tudo funcione da melhor forma, ou seja, um ciclo curto dê origem a louça lavada é necessário utilizar-se pastilhas de ativação rápida.

- Advertisement -

Mas a pesquisa também revelou algumas coisas insólitas. De facto, os proprietários de máquinas de lavar loiça têm uma série de dicas e truques peculiares para tirar o máximo partido do ciclo de limpeza – incluindo a adição de fermento em pó para realçar o brilho no vidro.

Outros colocam uma rolha na porta da máquina de lavar louça para secar mais rapidamente pratos e outros talheres.

E quanto à utilização da máquina?

Aqui o estudo também revelou algumas coisas interessantes.

46% das pessoas escolhem a máquina de lavar louça por ser mais eficiente em termos de energia e custo.

Entretanto 41% dos proprietários inquiridos, através da OnePoll, admitem que por vezes lavam a sua louça quando a máquina não está completamente cheia.

Qual o melhor programa para a máquina de lavar?

Em alguns casos não é fácil perceber-se qual o melhor programa para uma determinada carga. No entanto tudo se resume ao tipo de sujidade com que a máquina de lavar louça se vai deparar. Alguns programas são criados para lidar com tarefas simples do dia-a-dia, enquanto outros são para sujidade complicada. Embora as funções de máquina de lavar louça variem de marca para marca, vamos a um resumo das configurações e como pode aproveitar cada programa ao máximo.

máquina lavar louça programas

As definições normais

Se nunca explorou muito as outras opções da sua máquina provavelmente está a utilizar o programa “normal”. Este ciclo de lavagem é ideal para lavar pratos regulares com pequenos ou nenhuns restos de comida. De uma forma geral, a configuração normal não precisa de mais de duas horas para limpar toda a carga. Além disso, esta opção também utiliza menos água e a lavagem decorre nos 55 graus.

Assim esta é uma boa opção em termos energéticos e ao nível da água gasta. Dito isto, esta função é encontrada em quase todas as máquinas de lavar louça. Na maior parte das vezes, este programa eliminará todos os restos e secará bem os seus pratos. No entanto, certifique-se de que carrega a máquina de lavar louça corretamente para tirar o melhor partido de cada ciclo de lavagem.

Os programas mais poderosos

Como o nome sugere, estes programas estão reservados para remoções de restos de comida mais complicados. Esta opção remove a sujidade dura e pegajosa das placas e panelas. Essencialmente, qualquer sujidade que de outra forma obrigaria a uma pré-lavagem. Em comparação com a função normal, esta opção utiliza mais água e temperaturas mais altas.

máquina lavar louça programas

A temperatura da água para estes ciclos variam de marca para marca. Na prática demora cerca de três horas para lavar e secar. No entanto, uma vez que nem todos os aparelhos vêm equipados com esta função, talvez precise de molhar os pratos antes de os colocar na máquina de lavar loiça. Tenha em mente que este pode não ser o modo mais eficiente em termos energéticos, mas ajudará a livrar-se de todas as manchas no seus pratos, panelas e tabuleiros.

Lavagem automática

A lavagem automática é no fundo uma função revolucionária. Ao contrário das outras definições é a máquina a determinar o que vai fazer com base nos restos de comida e na sujidade em geral. Assim altera a duração do ciclo, a temperatura da água e a intensidade do processo.

Ou seja, já não é preciso pensar ou adivinhar qual a definição de lavagem certa para uma determinada carga. Tenha em mente que a opção de lavagem automática pode ter um nome diferente na sua máquina de lavar louça; no entanto, todos servem o mesmo propósito.

Modo eco

Está à procura de um ciclo de lavagem para ajudar a reduzir a conta da luz? Esta opção utiliza significativamente menos água a temperaturas relativamente mais baixas do que outras configurações. Embora os ciclos que usam mais água e temperaturas mais altas sejam bastante eficazes, eles também tendem a usar mais eletricidade. No entanto, para poupar energia, existem alguns compromissos que precisa de conhecer antes de escolher este modo. Por exemplo, este ciclo de lavagem aquece a água a uma temperatura mais baixa. Assim é possível que eles levem mais tempo a ficar limpos.

Também deve saber que esta definição não utiliza ar aquecido para secar; em vez disso, depende da secagem ao ar, que nem sempre é a melhor para secar pratos. Ainda assim os aspetos essenciais que são mexidos consistem na quantidade de água, duração da lavagem e temperatura da água. Ou seja é um programa interessante para uma utilização diária.

Lavagem rápida

O que faz quando se esquece de lavar a roupa e precisa de pratos limpos o mais rápido possível? É aqui que a função de lavagem rápida entra em ação. Semelhante ao ciclo de lavagem automática, esta função está disponível com vários nomes. Lavagem express ou lavagem turbo, por exemplo. Entretanto para que tudo seja feito em tempo recorde utiliza mais água ou temperaturas mais altas para acelerar o processo.

máquina de lavar louça

Com isso em mente, já pode adivinhar que este programa pode não ser o mais eficiente em termos energéticos. Dependendo do modelo, a função de lavagem rápida pode demorar uma hora ou menos para preparar os pratos para o jantar e no fim é isto que importa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.