Inicio Ciência Manteiga de Amendoim - Afinal é boa ou má para a sua...

Manteiga de Amendoim – Afinal é boa ou má para a sua saúde?

De certeza que já ouviu falar na manteiga de amendoim! Isto porque, é um dos produtos mais populares do mundo! Tem um sabor ligeiramente salgado acompanhado com uma textura paradisíaca pela forma como adere ao céu da boca antes de derreter, é maravilhosa.

Contudo, e como nem tudo são rosas, algumas pessoas são alérgicas. Aliás, para uma pequena percentagem da população, o consumo de amendoins pode levar à morte!

manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é um alimento relativamente não processado. Fundamentalmente, trata-se de amendoim moído, podendo ser torrado ou não.

No entanto, muitas marcas adicionam ingredientes como açúcar, óleos vegetais e até gordura trans!

Comer grandes quantidade de açúcar e gordura trans tem sido associado a vários problemas de saúde, como doenças cardíacas(!).

Dito isto, escolha sempre uma versão o mais natural possível! A manteiga de amendoim é uma fonte de energia bastante equilibrada que fornece todos os três macronutrientes.


Uma porção de 100g de manteiga de amendoim contém:

Hidratos de carbono: 20 gramas, dos quais 6 são de fibra.

  • Manteiga de amendoim puro contém apenas 20% de carboidratos, tornando-o adequado para uma dieta baixa em hidratos de carbono.
  • Ajuda na regulação do nível de açúcar no sangue sendo, por isso, uma opção perfeita para pessoas com diabetes tipo 2.

Proteína: 25 gramas, o que é bastante comparado com a maioria dos outros alimentos vegetais.

  • Embora a manteiga de amendoim seja bastante rica em proteínas, o aminoácido essencial metionina está em teor reduzido.

Gordura: 50 gramas,

  • Metade da gordura na manteiga de amendoim é composta de ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada  que também se encontra em grandes quantidades no azeite. Este ácido tem sido associado a vários benefícios para a saúde!
  • A manteiga de amendoim também contém ácido linoléico, um ácido gordo essencial ômega-6 abundante na maioria dos óleos vegetais. Alguns estudos sugerem que uma alta ingestão de ômega-6, em relação ao ômega-3 , pode aumentar a inflamação e o risco de doenças crónicas. Contudo, existe ainda alguma controvérsia relativa a este tópico!

manteiga de amendoim

É rico em antioxidantes

A manteiga de amendoim contém mais do que apenas as vitaminas e minerais básicos. Em paralelo, também contém muitos outros nutrientes benéficos para a saúde.

A manteiga de amendoim é bastante rica em antioxidantes como o ácido p-cumárico, que pode reduzir a artrite. Para além do resveratrol, associado a um menor risco de doença cardíaca e outras doenças crónicas em animais.

Embora a manteiga de amendoim seja bastante nutritiva, ela também pode conter substâncias nocivas. Nomeadamente, as aflatoxinas!

Os amendoins muitas vezes são contaminados com fungos Aspergillus. Deste modo, produzindo aflatoxinas, altamente carcinogénicas.

O efeito depende da dose e da frequência com que se ingere amendoins. Alguns estudos em humanos correlacionaram a exposição de aflatoxina ao cancro do fígado, atraso no crescimento de crianças e até retardo mental.

Mas há boas notícias! O processamento de amendoim em manteiga de amendoim reduz os níveis de aflatoxinas em 89%.

manteiga de amendoim

Em suma, há coisas boas e más na manteiga e no próprio amendoim.

Para além de ser bastante rico em nutrientes, ser fonte de proteína também é carregado de fibras, vitaminas e minerais.

Por outro lado, é uma fonte potencial de aflatoxinas, que estão associadas a efeitos prejudiciais a longo prazo.

Dito isto, é bom comer de vez em quando ou pelo menos em pequenas quantidades! Contudo, aqui reside um problema grave…Pois uma vez provado, é extremamente difícil de resistir!

manteiga de amendoim

Fonte: 1 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

SigridWave: uma revolução na comunicação entre jogadores

A Acer aproveitou o dia de hoje para apresentar ao mundo muitas novidades. Isto, num evento online que em Portugal começou as 14 horas....

Galaxy S21 / S30 – Samsung vai apostar no ‘Blade Bezel’

Segundo as mais recentes informações, a Samsung está a planear revelar a sua nova gama de aparelhos Galaxy S ainda este ano, ou logo...

SSDs capazes de chegar aos 7.38 GB/s? Já estão a caminho!

Como deve saber, os SSDs estão novamente a passar por uma fase de evolução, tudo graças ao cada vez mais amplo suporte ao standard...

Más notícias! Já conhecemos os preços dos Amazfit GTS 2 e GTR 2

A Xiaomi é uma das grandes do mundo dos wearables, especialmente quando falamos de smartwatches! Basta olhar para a sua gigantesca gama de produtos,...

Descarregue já os fantásticos wallpapers do Huawei Mate 40!

Amanhã, 22 de outubro, teremos a esperada apresentação da gama Huawei Mate 40. Ora com os novos equipamentos, chegam também os novos wallpapers da...