Existe malware capaz de se esconder na memória da placa gráfica

Hoje em dia, a grande maioria dos antivírus são capazes de detetar malware em quase qualquer parte do sistema computacional… À exceção da memória da placa gráfica (GPU). Pois bem, é mesmo esse pequeno componente que está agora a servir como alvo de vários atacantes. Um problema com o potencial de dar muitas dores de cabeça aos utilizadores.

Já existe malware capaz de se esconder na memória da placa gráfica

Portanto, já existe pelo menos um rootkit capaz de esconder malware na memória do GPU. Que apesar de por si só não ser uma ameaça, serve como prova de que existe uma porta de entrada para o sistema. Sendo exatamente por isto, que muito provavelmente, temos umas quantas técnicas a caminho, visto que alguns rumores apontam para uma nova ferramenta capaz de atacar esta vulnerabilidade em grande. Mas vamos por partes.

Há cerca de 6 anos, a Team Jellyfish criou aquele que é muito provavelmente o primeiro malware com foco no GPU. Assim, com o nome JellyFish, este é o rootkit que muito provavelmente serve como base para a vaga de ataques que aí vem. Afinal de contas, como dissemos em cima, existem rumores de uma nova ferramenta, que aparentemente, até já foi vendida a uma entidade desconhecida.

Porquê tanto medo e mistério?

Bem… Como esta técnica esconde o malware na memória do GPU, em vez da memória RAM. As atuais defesas são completamente incapazes de meter um travão no ataque. Ainda assim, é preciso ter em conta que esta ferramenta apenas funciona em sistemas Windows, com suporte a Open CL 2.0 ou mais recente. Entretanto, quanto ao hardware em risco, o rootkit foi testado com sucesso nas velhas GTX 740, GTX 1650, e também na mais recente RX 5700 da AMD Radeon. (As placas integradas da Intel também são vulneráveis!)

Vamos ficar atentos à situação.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!