macOS Monterey foi buscar uma grande função aos smartphones!

Já passaram alguns dias desde que a Apple anunciou o novo sistema operativo macOS Monterey. A propósito disto, os especialistas continuam a encontrar novas funções que a gigante da maçã não revelou durante o WWDC 21. Uma das mais interessantes é que agora passa a ser possível apagar tudo o que está no Mac sem necessidade de voltar a reinstalar o sistema operativo. Ou seja, uma função que o macOS Monterey foi buscar as smartphones.

macOS Monterey foi buscar uma grande função aos smartphones!

Na prática é o que é possível fazer com o iPhone e o iPad e até com muitos sistemas operativos Android. Assim, basta acedermos a uma opção e escolhermos apagar conteúdo  definições. Desde modo apagam-se os dados dos utilizadores, incluindo as aplicações instaladas, tudo sem ser necessário reinstalar o sistema operativo.

Isto até é um processo bastante rápido. É que os dados nas computadores da Apple estão normalmente sempre encriptados. Assim é muito fácil apagar tudo. Isto porque basta destruir as chaves de encriptação.

macOS Monterey smartphones

Na versão beta do macOS Monterey, isto pode ser encontrado na app de preferências do sistema.

Lembro que anteriormente e tal como acontece com o macOS era necessário formatar o disco de arranque e reinstalar o sistema. A nova opção torna tudo mais simples.

Entretanto nem tudo são boas notícias. É que a mais recente novidade deixou os utilizadores Apple furiosos. Sobretudo quem recentemente investiu num Mac com chipset Intel. É que apesar do novo sistema operativo vir com funções muito interessantes, elas só vão estar disponíveis para os novos Mac. Escusado será dizer que isto está a deixar muitos utilizadores descontentes. Eu pessoalmente estou.

De facto, se não tiver um Mac baseado no chipset M1 e muitas pessoas não têm, existem novidades que não vai poder utilizar no seu computador.

Uma das funções que fica logo de fora é a possibilidade de utilizar o Facetime em modo Retrato. Isto desfoca o fundo quando está numa chamada vídeo.

macOS Monterey smartphones

Entretanto outra das faltas é o Live Text. Na prática permite interagir com o texto que está presente nas fotos e imagens. Isto não será possível num mac com chipset Intel.

O que também fica de fora é a visualização em globo do Apple Maps. Para além disso também não será possível ver os mapas detalhados em cidades como São Francisco, Los Angeles, Nova Iorque e Londres.

As funções de ditado também ficam de fora.

De facto, quem está a utilizar um Mac baseado em Intel não tem grandes razões para sorrir. É que é muito pouco agradável uma pessoa saber que até tem um computador relativamente recente e que não pode tirar partido de todas as funcionalidades.

macOS Monterey smartphones

Mas para além disso isto indica uma coisa. É que a Apple eventualmente vai começar a deixar para trás todos os computadores baseados em chips Intel. Isto acaba por ser uma grande falta de respeito para com os clientes que investiram muitos Euros numa máquina. De facto, ainda estão à venda e custam mais de 2000 Euros.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

A Steam Deck vai dar mais performance ao PC, PS5 e Xbox!

A Steam Deck está prestes a chegar ao mercado! Bem... Mais ou menos, a consola portátil da Valve vai obviamente sofrer com falta de...

Microsoft Surface Go 3: Um tablet amigo da carteira?

Ontem foi o dia da Microsoft anunciar a sua gama de produtos Surface, onde, curiosamente, um dos que mais brilhou, foi também um dos...

O Galaxy S22 Ultra vai ser o verdadeiro sucessor ao Note!

Nos últimos meses, temos andado no meio de uma autêntica 'dança', em que tanto temos notícias a afirmar que a gama Note acabou para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!