A Apple anunciou o macOS 12 Monterey em Junho, juntamente com o iOS 15, iPadOS 15 e tvOS 15 e watchOS 8. Muitas versões beta depois a Apple vai tornar esta versão pública para todos. Isto acontece no dia 25 de Outubro. Entretanto e apesar do Big Sur ter sido um update mais significativo do que o Monterey, chega com várias atualizações que vão dar ainda mais poder aos Mac.
macOS 12 Monterey chega a todos a 25 de Outubro!
Logo à partida o macOS 12 Monterey chega com melhorias no Facetime, iMessage, Notas, Lembretes, Safari e muito mais. Para além disso transforma os Macs em servidores AirPlay que permitem transmitir conteúdos para outros dispositivos desenvolvidos pela gigante da maçã. Para além disso chega também com a função de controlo universal que permite arrastar conteúdos entre três Macs ou iPad.
Que Macs suportam a nova versão do sistema operativo da Apple?
Mac Pro: 2013 e superior
Mac Mini: 2014 e superior
MacBook Air: 2015 e superior
MacBook Pro: 2015 e superior
iMac: 2015 e superior
MacBook: 2016 e superior
iMac Pro: 2017 e superior
Apesar de haver um suporte para computadores até 2013, nem todos terão acesso às mesmas funções.
De facto, se não tiver um Mac baseado no chipset M1 e muitas pessoas não têm, existem novidades que não vai poder utilizar no seu computador.
Uma das funções que fica logo de fora é a possibilidade de utilizar o Facetime em modo Retrato. Isto desfoca o fundo quando está numa chamada vídeo.
Entretanto outra das faltas é o Live Text. Na prática permite interagir com o texto que está presente nas fotos e imagens. Isto não será possível num mac com chipset Intel.
O que também fica de fora é a visualização em globo do Apple Maps. Para além disso também não será possível ver os mapas detalhados em cidades como São Francisco, Los Angeles, Nova Iorque e Londres.
As funções de ditado no macOS 12 Monterey também ficam de fora para alguns
De facto, quem está a utilizar um Mac baseado em Intel não tem grandes razões para sorrir. É que é muito pouco agradável uma pessoa saber que até tem um computador relativamente recente e que não pode tirar partido de todas as funcionalidades.