(Luta contra o COVID-19) Folding@Home já conta 470 PetaFlops!

Pois bem, como noticiámos há alguns dias atrás, é possível oferecer algum do poder computacional do seu PC à luta contra o novo Coronavírus, o COVID-19! Tudo graças ao velhinho mas sempre presente projeto de computação distribuída Folding@Home.

Afinal de contas, só nos foi pedido que ficássemos em casa… Ainda assim, existem muitos de nós que querem fazer algo para ajudar o planeta a ultrapassar esta crise! Por isso, nada melhor que instalar esta aplicação, e deixar que o nosso PC faça o trabalho duro por nós.

Nota do Redator – Se não sabe o que é o projeto Folding@Home, estamos a falar de uma rede de computação distribuída, que tem como objetivo usar o CPU ou GPU dos utilizadores, para correr simulações de forma a analisar as dinâmicas e propriedades de proteínas, neste caso do COVID-19. Basicamente, quantos mais utilizadores a rede tiver, maior irá ser o seu poder. Se por ventura também quiser ajudar, pode fazer download do software aqui.

(Luta contra o Coronovírus) O projeto Folding@Home já conta 470 PetaFlops!

luta contra o COVID

Portanto, depois da NVIDIA, AMD, Intel, etc… Terem pedido a ajuda do mundo PCMasterRace (Entusiastas de PC), tivemos vários entusiastas a instalar a aplicação para oferecer um pouco do seu CPU à ciência, de modo a que todas as equipas de cientistas do mundo tenham todas as ferramentas à sua disposição. (Eu também já o fiz!)

Afinal de contas, este pedido de ajuda conseguiu reunir 400.000 voluntários para o projeto! Uma diferença astronómica, em comparação com os 30.000 utilizadores que estavam a trabalhar apenas nas WU relacionadas com o COVID-19.

Algo que fez aumentar o poder de computação da rede de uns singelos 100 petaFLOPS para uns astronómicos 470 petaFLOPS. Para ter noção da importância de tudo isto, estamos a falar de cerca do dobro da performance máxima do computador mais poderoso do mundo, o Super Computador Summit.

Assim, graças ao exemplo da comunidade, vários sites tecnológicos gigantescos também se juntaram ao projeto, movendo vários dos seus membros e leitores para a formação de uma equipa de folding, estamos a falar de meios como Tom’s Hardware, AnandTech, HotHardware, etc…

Aliás, até algumas fabricantes começaram a montar e doar PCs de alto desempenho a equipas de pesquisa, como a EVGA e Gigabyte.


(Luta contra o COVID-19) Folding@Home já conta 470 PetaFlops! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também