Lojas são obrigadas a aceitar pagamento com cartão (Qualquer valor)

As lojas são agora obrigadas a aceitar pagamento com cartão (Qualquer valor) – Uma medida brutal se por acaso anda paranóico com o novo Coronavírus, o COVID-19! Ao fim ao cabo, se existe um objeto nojento que teima em não desaparecer do nosso dia-a-dia é o dinheiro! Quantas vezes já esperou na fila do super mercado e viu uma velhinha a tossir para a mão, para posteriormente pagar as compras da semana com notas e moedas? Caso nunca tenha pensado nisto, o dinheiro pode passar por inúmeras mãos antes de chegar à nossa (no mesmo dia), sendo um autêntico posso de bactérias e doenças.

As lojas são agora obrigadas a aceitar pagamento com cartão (Qualquer valor)

mb way

Portanto, a partir de hoje e até dia 30 de Junho, passa a ser obrigatório aceitar cartões para pagamentos de qualquer valor. Ou seja, se antigamente via aquele clássico aviso “Multibanco só a partir de 5€”, pode ignorar e pedir para pagar com cartão, de preferência contactless para não ter de tocar no terminal de pagamento.

Algo há muito desejado por todos nós, mas que apenas se tornou realidade graças ao facto do COVID-19 poder permanecer durante algumas horas no dinheiro físico. Em suma, é mais uma medida para combater a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Como é que isto aconteceu? Como é que os comerciantes aceitaram?

Basicamente, de forma a proteger os estabelecimentos, a cobrança das comissões ficaram suspensas. Ou seja, caso não saiba, alguns destes terminais têm associada uma taxa fixa, que pode ser algo como 0,30 cêntimos + 1% do valor da compra. O que no caso no pagamento de um simples café, significa que mais de metade do valor vai imediatamente para o banco.

Assim, com esta medida, os comerciantes apenas têm de se preocupar com a parte variável da taxa, ou seja, 1%. Será este o princípio do fim do dinheiro físico? 

Por um lado, temos a vantagem de não ter de andar com infinitas moedas e notas no bolso ou carteira. No entanto, ao pagar tudo com cartão ou MBWay, também perdemos um pouco da nossa privacidade, deixando ‘logs’ de todos os nossos gastos a instituições privadas ou públicas. Quer mesmo que o seu banco ou governo saiba onde anda a gastar o seu dinheiro?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário