Aplicação da Liga Espanhola espia para combater a pirataria


Por em

A Liga de Fútbol Profesional, a associação nacional de desporto que regula as ligas de futebol profissionais espanholas, está a utilizar a sua aplicação oficial para Android para identificar restaurantes e outros estabelecimentos públicos que transmitam ilegalmente jogos de futebol. Segundo uma notícia avançada pelo eldiario.es, a aplicação desta organização solicita permissão para utilizar o microfone do smartphone, tendo a “La Liga” a capacidade de ativar remotamente o microfone do telemóvel para que se possa ouvir o som ambiente e gravar trechos de áudio. Ao mesmo tempo, esta aplicação também utiliza a geolocalização para determinar o local exato onde o som foi gravado.

A La Liga referiu que os dados de áudio e a geolocalização obtidos pela sua aplicação são utilizados ​​apenas para combater a pirataria. A organização alega que a pirataria resultou em perdas de receita de pelo menos € 150 milhões no ano passado. Para garantir a privacidade dos utilizadores, a La Liga também afirmou que as gravações de áudio não são armazenadas num servidor. Ao invés disso são imediatamente convertidas em “sinais” que posteriormente são processados ​​por um computador para determinar possíveis atividades de pirataria.

O que a La Liga quer dizer com isto é que ninguém terá a capacidade de aceder às gravações de áudio na sua forma bruta. No entanto, importa salientar que os utilizadores têm a opção de impedir que a aplicação aceda ao microfone utilizando o menu de Configurações do Android e mais concretamente a secção permissões.

Apesar de todos estes esclarecimentos ainda existem preocupações com a privacidade, até porque esta iniciativa foi divulgada pouco tempo depois da União Europeia ter implementado o Regulamento Geral de Proteção do Dados no mês passado.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

VIVO Nex aparece no Geekbench com chipset Snapdragon 710

Microsoft confirmou que a nova Xbox já está em desenvolvimento!

Seguinte