Aplicação da Liga Espanhola espia para combater a pirataria

A Liga de Fútbol Profesional, a associação nacional de desporto que regula as ligas de futebol profissionais espanholas, está a utilizar a sua aplicação oficial para Android para identificar restaurantes e outros estabelecimentos públicos que transmitam ilegalmente jogos de futebol. Segundo uma notícia avançada pelo eldiario.es, a aplicação desta organização solicita permissão para utilizar o microfone do smartphone, tendo a “La Liga” a capacidade de ativar remotamente o microfone do telemóvel para que se possa ouvir o som ambiente e gravar trechos de áudio. Ao mesmo tempo, esta aplicação também utiliza a geolocalização para determinar o local exato onde o som foi gravado.

A La Liga referiu que os dados de áudio e a geolocalização obtidos pela sua aplicação são utilizados ​​apenas para combater a pirataria. A organização alega que a pirataria resultou em perdas de receita de pelo menos € 150 milhões no ano passado. Para garantir a privacidade dos utilizadores, a La Liga também afirmou que as gravações de áudio não são armazenadas num servidor. Ao invés disso são imediatamente convertidas em “sinais” que posteriormente são processados ​​por um computador para determinar possíveis atividades de pirataria.

O que a La Liga quer dizer com isto é que ninguém terá a capacidade de aceder às gravações de áudio na sua forma bruta. No entanto, importa salientar que os utilizadores têm a opção de impedir que a aplicação aceda ao microfone utilizando o menu de Configurações do Android e mais concretamente a secção permissões.

Apesar de todos estes esclarecimentos ainda existem preocupações com a privacidade, até porque esta iniciativa foi divulgada pouco tempo depois da União Europeia ter implementado o Regulamento Geral de Proteção do Dados no mês passado.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.