O mundo dos smartphones e portáteis tem de facto muitas similaridades, como é a constante perseguição a melhorias de performance, isto em corpos cada vez mais finos e leves. É exatamente por isso que existem smartphones como o S25 Edge, e portáteis como o LG Gram.
O design base destes dois mundos está “fechado”, naquilo que são produtos que já evoluíram muito ao longo dos anos, mas a procura pelo minimalismo continua a trazer irreverência e inovações técnicas para o mercado.
Vamos por partes porque tivemos a oportunidade de testar um Gram.
LG Gram (Review) – O portátil super-fino original!
Não seria incrível não ter de escolher entre performance, portabilidade e autonomia? Infelizmente, hoje em dia ainda é necessário fazer compromissos, sendo exatamente por isso que smartphones como o já referenciado S25 Edge e futuro iPhone 17 Air vão chegar com menos bateria, menos câmaras e menos performance.
Mas, no lado dos portáteis, onde existe mais espaço para inventar, é perfeitamente possível conseguir algo pequeno, compacto e poderoso.
Dito tudo isto, o LG Gram é de facto o portátil “fininho” original, e que ainda continua a dar cartas no mercado global. Estamos a falar de um produto capaz de oferecer potência, bem como durabilidade, naquilo que é um dos portáteis mais finos do mundo.
Para ter ideia, estamos a falar de 1.199g para o modelo de 16 polegadas, e 1.350g para o modelo de 17 polegadas. Tudo isto num corpo com uma espessura de apenas 15.7mm. De facto incrível.
É um tipo de portátil que pode levar para qualquer lado, até nas viagens mais exigentes, e que pura e simplesmente não vai sentir a pesar na mala. É uma máquina de trabalho a sério, porque é capaz de aproveitar o espaço que estes tamanhos de ecrã oferecem, de forma a não trazer compromissos para cima da mesa no campo do desempenho puro e duro.
Como estamos de ecrã?
Temos um ecrã gigantesco baseado num painel IPS capaz de oferecer uma resolução de 2560*1600 com um rácio de 16:10, que na minha opinião é o ideal para produtividade.
Claro que prefiro OLED em todos os meus aparelhos, mas o IPS faz todo o sentido aqui, visto que é a escolha certa para o mundo profissional (devido às cores que apresenta). Este portátil quer apelar a essa base de clientes.
Curiosamente, o áudio é também de qualidade, com suporte a Dolby Atmos. Por isso, consumir conteúdo multimédia é também um mimo neste LG Gram.
Conectividade e Bateria
Apesar de ser um portátil para ser fino e leve, temos excelente conectividade com entradas USB-C, USB-A, HDMI, etc… É possível ligar 10 aparelho simultâneamente, incluindo dispositivos iOS e Android.
Já no campo da bateria, a LG promete pelo menos 10 horas de autonomia a trabalhar, graças à bateria de 77Wh.
Conclusão
O portátil “fino” original continua muito interessante, e apesar de existirem muitas alternativas no mercado, algumas delas até mais leves, este continua a ser uma referência.