(Leak) Material de marketing dos Intel Core 10000 chegou à Internet

Os novos Intel Core 10000 (Comet Lake-S) devem chegar ao mercado no fim do mês, ao trazer mais refinamentos à velhinha arquitetura Skylake que já cá anda há alguns anos. Aliás, segundo os slides de marketing que acabaram de chegar à Internet, é bastante provável que isto seja o máximo que a arquitetura dá, levando o processo de 14nm ao máximo das suas capacidades.

(Leak) Material de marketing dos Intel Core 10000 chegou à Internet

Intel Core 10000

Portanto, os novos processadores da Intel que vão basicamente servir como resposta aos super populares Ryzen 3000, deverão chegar às lojas no fim de Abril. Sendo finalmente o último passo antes do lançamento de uma arquitetura completamente nova no final do ano.

Dito isto, apesar da arquitetura ser antiga, mostra agora um renovado potencial!

Ao fim ao cabo, os Intel Core 10000 para portáteis já impressionaram forte e feio ao conseguir chegar aos 5.0GHz com um TDP de apenas 45W. Algo que obviamente abriu o apetite dos entusiastas para aquilo que as versões desktop destes chips poderão oferecer… Até porque, vamos ter o lançamento de novas motherboards, com um socket completamente novo para alimentar estas ‘bestas’ da computação. (Olá LGA1200 e adeus retro-compatibilidade!) 

Assim, como esperado, o i9-10900K irá contar com 10 núcleos físicos e 20 threads, com a frequência base de 3.7GHz e ‘boost’ de 5.3GHz (TDP de 125W). Dito isto, a performance deverá aumentar ~30% em relação ao 9900K do ano passado, no entanto, poderá ficar atrás de algumas ofertas da AMD no mundo do multi-threading.



A eficiência energética não vai ser um dos pontos fortes dos novos Intel Core…

Como disse em cima, os novos Intel Core 10000 vão ser baseados na mesma arquitetura e mesmo processo de produção de 14nm. Por isso, para aumentar a performance, a empresa teve esquecer um pouco a eficiência. É provavelmente por causa disto que também temos um novo socket na forma do LGA1200, para conseguir levar mais energia ao chip. Muito resumidamente, a Intel teve de fazer alguns sacrifícios para lutar com a AMD.

Além do 10900K também temos slides dos 10700K e 10600K, mais focados para a gama média e gama média/alta.

Conclusão – A Intel vai ter de lançar estes novos processadores com um bom preço!

A Intel precisa de lançar estes produtos com um bom preço, caso contrário, a AMD poderá ficar incontrolável! Especialmente quando nos aproximamos rapidamente do lançamento dos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3, que segundo tudo o que saiu cá para fora, irá ser um completo redesign da já excelente Zen 2 de 7nm.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário