A Huawei apresentou o Kirin 980 na IFA 2018, que decorreu em agosto do ano passado. Este chipset de 7nm estreou-se nos smartphones Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro. Desde entĂŁo, tem sido utilizado pela empresa para alimentar outros smartphones emblemĂĄticos como o Honor Magic 2, o Honor V20, o Huawei P30 e o P30 Pro. Agora este fabricante chinĂȘs estĂĄ a trabalhar numa versĂŁo melhorada do Kirin 980. Dito isto, um utilizador no Weibo lançou a informação de que o Kirin 985 de 7nm chega no final deste ano e vai dar vida aos novos Mate 30.
Kirin 985 vai garantir maior desempenho, mas nĂŁo sĂł!
Vamos olhar para os rumores anteriores. O novo Kirin 985 vai utilizar um processo de fabrico melhorado de 7nm e que incorpora a tecnologia EUV. Estas trĂȘs letras significam trĂȘs Litografia de ultra-violeta extrema. Na prĂĄtica garantem ainda mais precisĂŁo no desenvolvimento dos chips. Ou seja, serĂĄ possĂvel desenvolver hardware mais poderoso sem ocupar demasiado espaço. Isto vai ajudar tambĂ©m a aumentar a eficiĂȘncia devido a um tamanho mais pequeno.
Ainda nĂŁo sĂŁo conhecidos muitos pormenores. No entanto, considerando as melhorias que vĂŁo chegar graças ao EUV, espera-se um aumento das velocidades de relĂłgio, juntamente com um aumento na eficiĂȘncia de 10%.
Esta tecnologia também vai permitir à Huawei criar um chip 15% mais pequeno que o Kirin 980.
Entretanto este chipset vai disponibilizar 20% mais desempenho que a versĂŁo anterior.
O outro fabricante que também vai aproveitar esta tecnologia é a Apple. No entanto não serå bem igual à da Huawei. à que o gigante da maçã, em vez de utilizar o processo N7+, vai utilizar uma função ainda mais eficaz chamada N7 Pro.
A produção em massa do Kirin 985 vai começar no terceiro trimestre do ano. Neste momento estå na fase de design. Neste momento ainda não se sabe se vai suportar 5G ou não.
No entanto, se olharmos para os rumores que afirmam que o Mate 30 Pro vai suportar a conetividade 5G, Ă© muito provĂĄvel que este chipset ofereça essa tecnologia de comunicação.Â
Entretanto, este fabricante chinĂȘs tambĂ©m deve anunciar um sucessor para o chipset Kirin 710 que dĂĄ vida a muitos smartphones gama-mĂ©dia da Huawei e Honor que foram lançados recentemente.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!