Kirin 980: O próximo chipset da Huawei vai ser uma bomba!

Chegaram à Internet mais informações acerca do HiSilicon Kirin 980, que deve alimentar a próxima linha Mate 20 da Huawei. Fontes próximas ligadas à produção afirmam que chipset vai contar com quatro núcleos Cortex-A55 para uma boa autonomia e outro cluster quad-core com núcleos Cortex-A77 destinados a lidar com todo o trabalho mais pesado. Esta última configuração pode operar até 2.8GHz e destaca-se ainda uma placa gráfica interna personalizada. O processador gráfico, em questão, será supostamente 50% mais rápido do que a Adreno 630 utilizada pelo Snapdragon 845 da Qualcomm, embora as suas especificações técnicas exatas ainda não sejam conhecidas.

Kirin 980

O Kirin 980 é desenvolvido através do processo de fabrico de 7nm FinFET da TSMC. Na realidade, será o primeiro chipset do mundo a utilizar essa tecnologia de fabrico. Assim como aconteceu com o Kirin 970 que surgiu com uma unidade de processamento neural especificamente desenvolvida para lidar com a aprendizagem de máquina e aplicações gerais de inteligência artificial, o Kirin 980 provavelmente apresentará outro módulo. As informações dão conta que a nova NPU da Huawei vai utilizar as soluções criadas por um empresa denominada Cambricorn e vai permitir realizar um máximo de cinco trilhões de cálculos por um único watt de potência.

Considerando que o Kirin 970 foi anunciado na edição 2017 da IFA, o seu sucessor também deve estrear na edição deste ano da feira de Berlim, na Alemanha. Os rumores acerca deste chip circulam há meses e enquanto a série Huawei Mate 20 deve ser a primeira família de produtos a apresentar eset chip no último trimestre do ano, o mesmo módulo também deve ser encontrado dentro do P30 que chega em 2019.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub