Como deve saber, depois de muita espera, o 5G é finalmente uma realidade em Portugal, estando disponível em todas as fornecedoras de rede móvel. É exatamente por isso que se por ventura já tem um aparelho compatível no bolso, tem visto o símbolo 5G a aparecer, por vezes de forma tímida, na barra de estado do seu smartphone.
No entanto, o 5G em Portugal não vem simplesmente tirar o lugar ao 4G (quando disponível)… Não! Antes de a coisa ficar ‘mainstream’, as fornecedoras de rede móvel querem fazer algum dinheiro. Afinal de contas, dependendo do seu fornecedor de rede móvel, e tarifário, poderá ter de pagar uma taxa mensal fixa, para ter acesso à nova geração de redes móveis.
Dito isto, para tentar convencer os consumidores, as três principais fornecedoras aproveitaram o final de 2021 e início de 2022 para fazer uma espécie de “Free Trial”. Ou seja, neste momento, tem acesso ao 5G de forma gratuita. Mas isso vai mudar!
O que levanta uma grande questão…
Já usou o 5G? Vai manter? (Tem de pagar!)
Portanto, antes de mais nada, é preciso saber quanto é preciso pagar! Para isso, vamos por partes!
Assim, na NOS, quem tenha tarifários com 10 GB de internet (ou mais) não terá custos adicionais pela utilização do 5G.
Entretanto, no caso da Vodafone, os tarifários Red 10 GB, Red Infinity, Vodafone You 10 GB e Yorn X 10 GB (todos os que têm 10 GB de internet ou mais), dispensam os consumidores de um pagamento adicional de cinco euros por mês pela utilização do 5G.
Por fim, na MEO, só os tarifários pós-pagos ilimitados para telemóvel e para PC e tablet de 30 GB, 60 GB e todo o tráfego incluído garantem a utilização do 5G sem custos adicionais.
Assim, ao contrário da NOS e da Vodafone, na MEO, também os tarifários com 10 GB de internet vão ter um custo acrescido de cinco euros por mês pelo 5G. Além disto, a Meo ainda não está a oferecer a possibilidade de pagamento mensal, sendo apenas possível uma modalidade anual, que neste momento, está nos 30€ por ano, em vez dos planeados 60€.
Em suma, sabendo tudo isto, vai pagar? Ou já conta com um tarifário ‘isento’?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!