5G obriga ao uso de mais antenas. Entenda o porquê!

O 5G tem dado muito que falar nos últimos meses, mas sabe como é que tudo funciona? É que no fundo, o “5G” é basicamente um novo ‘set’ de parâmetros, que claro está, precisa do apoio de hardware especializado.

Mas vamos por partes.



5G obriga ao uso de mais antenas. Entenda o porquê!

5G

Portanto, o equipamento que dá vida à tecnologia é capaz de funcionar a frequências mais altas, e por isso, é capaz de alcançar uma largura de banda mais alta. No entanto, todos estes benefícios trazem uma grande desvantagem… O alcance é muito mais pequeno.

Aliás, o problema do alcance é tão complexo, que é exatamente por isso que não estamos a ver uma grande pressa por parte das fornecedoras de rede móvel, na implementação em larga escala de antenas 5G. Ao fim ao cabo, estamos a falar de dezenas de milhares de antenas 5G espalhadas um pouco por todo o mundo.

Quanto às antenas dentro do próprio smartphone, é preciso ter em conta que cada antena é desenhada para operar a uma certa frequência. Considere uma antena de TV, uma antena de Wi-Fi, ou até uma antena de rádio. Todas elas são diferentes, com formatos ou tamanhos dispares, porque as frequências são também elas muito diferentes. Por isso, é preciso arranjar espaço (e orçamento) para implementar novas antenas dentro de cada aparelho.

Curiosamente, para um smartphone ter suporte às redes 5G, não precisa apenas de novas antenas, como também precisa de um modem 5G capaz de as controlar. Bem como uma bateria um pouco mais ‘potente’ para lidar com a carga adicional. Aliás, foi exatamente devido a estas ‘desculpas’, que os smartphones ficaram um pouco mais caros em 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!