Já tentou sair de casa sem carteira? Só com o telemóvel?

Sou muito honesto, hoje em dia, só saio de casa com a carteira se porventura tiver de conduzir. Caso contrário, levo apenas e só o telemóvel, acompanhado com o meu smartwatch do momento. Afinal, com estes dois aparelhos, posso fazer pagamentos, posso manter-me contactável com amigos e família, posso distrair-me com algumas apps, e posso, claro, identificar-me como um cidadão português sem grandes dificuldades.

Sim, é verdade que ainda não é possível meter todos os nossos “cartões” em apps práticas como é o caso da Carteira Google. Mas enquanto a Google não consegue transformar essa app na solução para tudo, a realidade é que já existem alternativas!

Já tentou sair de casa sem carteira? Só com o telemóvel?

Portanto, para pagamentos, além do sempre incrível MBWay, que agora até tem suporte a cartões de refeição, e também já conta com um incrível suporte à grande maioria dos bancos Portugueses na aplicação Carteira Google. (Cartões que podem ser passados para a versão smartwatch da app!)

Ou seja, em 2023, pagar o que quer que seja, sem carteira, deixou de ser um problema.

Dito isto, na parte do Cartão de Cidadão, ou Carta de Condução, a coisa não é assim tão fácil ou prática. Porém, caso não saiba, já existe uma aplicação, produzida pelo próprio governo Português, para o ajudar neste aspeto. Estamos a falar da app ID.gov.pt. O que é isto?

De forma muito resumida, é uma aplicação que permite ao cidadão guardar e consultar, em qualquer momento, os seus cartões de identificação mais importantes, como é o caso do Cartão de Cidadão, Carta de Condução, e até cartão da ADSE. Além do acesso a estes documentos, a aplicação permite ainda, através de um código de verificação, confirmar a autenticidade de cada documento. Esta app está disponível para Android e iOS.

Está com vontade de experimentar este estilo de vida mais minimalista?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.