Google lança novo aviso para quem tem conta Gmail! Não ignore

A Google lançou um novo aviso nesta Sexta-Feira sobre a aplicação de uma nova medida para quem tem conta Gmail. Está relacionado com uma atualização do período de inatividade. No entanto não será apanhado de surpresa. A Google confirmou que enviará várias notificações para o endereço de correio eletrónico da conta Gmail e para o correio eletrónico de recuperação antes de qualquer coisa ser eliminada.

Google lança novo aviso para quem tem conta Gmail! Não ignore

Já lá diz o ditado que não há nada que dure para sempre e é bem verdade. Desta vez é a Google que vai apagar várias contas Gmail que já existem há anos, o que pode vir a ser um problema para vários utilizadores. Assim veja agora mesmo se tem cumprido o requisito necessário para não ficar sem conta Google. É que em Dezembro de 2023 acabou-se!

Esta informação não é propriamente nova. No entanto só agora é que esta decisão da Google será posta em prática.

Gmail não recebe mensagens novas, Google apagar contas Gmail

Dito isto, foi em 2020 que a Google revelou ao mundo esta medida. Assim disse que
removeria o conteúdo armazenado numa conta inativa para preservar o espaço de armazenamento. A Google atualizou a sua política de inatividade para que as contas antigas e não utilizadas terminem a partir do final deste ano.

Para além de o endereço de e-mail inacessível, as mensagens do Gmail, os eventos do Calendário, o Drive, o Docs e outros ficheiros do Workspace, bem como as cópias de segurança do Google Fotos, desaparecem.

não utilize o Google

“Se uma Conta Google não tiver sido utilizada ou iniciado sessão durante pelo menos 2 anos”, a Google eliminará assim essa conta pessoal e o respetivo conteúdo.

De momento, a Google não está a planear eliminar as contas com vídeos do YouTube. (Isto complicaria, uma vez que alguns clips antigos abandonados podem ter relevância histórica).

Entretanto a Google começará a eliminar as contas inativas em dezembro de 2023 (na melhor das hipóteses) e adotará uma “abordagem faseada”. Assim começa pelas “contas criadas e nunca mais utilizadas”. A empresa afirma que “vai implementar esta medida de forma lenta e cuidadosa”.

Dois anos passam a correr

Imagine que durante dois anos resolve fazer uma incursão pelo mundo Apple e compra um iPhone. Nessa altura não configura qualquer conta Google. Depois decide voltar e quando vai configurar a sua conta Google onde estão vários dados já não a tem.

O que mantém uma conta ativa

  • Ler ou enviar uma mensagem de correio eletrónico
  • Utilizar o Google Drive
  • Ver um vídeo do YouTube
  • Transferir uma aplicação na Google Play Store
  • Utilizar a opção Iniciar sessão com a Google para iniciar sessão numa aplicação ou serviço de terceiros

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.