Os conteúdos gerados por inteligência artificial estão a chegar a muitos produtos Google e, no Fotos, irá dar vida ao “Editor Mágico” que será lançado no final deste ano. Assim, anunciado pelo CEO Sundar Pichai no início da conferência I/O 2023, promete fazer maravilhas. Dito isto, o Google Fotos vai começar a fazer magia muito em breve!
Google Fotos recebe um editor mágico que é incrível!
O novo Editor Mágico foi apresentado pela Google como uma ferramenta para “fazer edições complexas mesmo para quem não tem grandes conhecimentos” em partes específicas de uma imagem (motivo, céu, fundo, etc.). Desenvolvido a partir do Magic Eraser e do Photo Unblur dos Pixel, o Editor Mágico pode:
- reposicionar o motivo da sua fotografia no melhor local
- mudar a localização e alterar a escala do seu motivo
- tornar o céu mais brilhante e menos nublado, para que corresponda à forma como se lembra desse dia
- remover a alça do saco que se esqueceu de tirar
Entretanto para mover um objeto, como uma pessoa, basta manter o dedo premido por cima dele para que seja reconhecido. Logo a seguir é só arrastar e largar na nova localização. O Google Fotos irá “criar novos conteúdos para preencher as lacunas depois de reposicionar o seu objeto”.
No exemplo abaixo, o Editor Mágico pode estender o banco e preencher balões com um efeito de partículas que nos lembra o estalar de dedos de Thanos em Avengers: Guerra do Infinito.
O objectivo é proporcionar-lhe assim “ainda mais controlo sobre o aspecto final da sua fotografia”. Como refere o site 9to5Google, o Editor Mágico utiliza várias técnicas de IA, para além da IA generativa.
Entretanto a Google chama ao Editor Mágico do Fotos uma “experiência de edição experimental”. Chega em primeiro lugar e na forma de acesso antecipado a “telemóveis Pixel seleccionados”. Isto no final deste ano. Assim a empresa estará à procura de feedback quando isso acontecer que vai ajudar ao lançamento de uma versão para todos os equipamentos.