IRS: a transferência de reembolso foi rejeitada? Calma!

Nesta altura do ano quem tem a sorte de receber IRS aguarda sempre ansiosamente pelo reembolso. Sim, porque quem normalmente tem tendência para pagar costuma arrastar o preenchimento mais para o fim. Seja como for se está à espera que este dinheiro chegue à sua conta e se ficou em pânico com uma mensagem que viu anteriormente a revelar que a transferência de reembolso do IRS foi rejeitada tenha calma.

IRS: a transferência de reembolso foi rejeitada? Calma!

Várias pessoas que consultaram o estado do reembolso em Abril ficaram em pânico quando apareceu uma mensagem a dizer que a transferência de reembolso do IRS tinha sido rejeitada. Quando estas coisas acontecem normalmente levamos muito mais tempo a receber. Na maioria dos casos isto deve-se ao facto de termos colocado mal o IBAN para onde o dinheiro será enviado.

IRS aumentar reembolso

No entanto desta vez este não é o caso. Tudo isto se deve a um problema pontual que aconteceu na Autoridade Tributária e Aduaneira. Afetou algumas ordens de pagamento em Abril e quem se deparou com este problema percebeu que o pagamento do reembolso seria em cheque.

Claro que isto levou a várias queixas de utilizadores que de imediato verificaram o NIB. Nessa altura perceberam que tudo estava correto e que o problema não podia ser deles. Assim queixaram-se às finanças que percebeu que realmente tinha ocorrido um erro.

- Advertisement -

O que tem de fazer?

Absolutamente nada. Isto porque, uma vez que se tratou de um erro por parte das finanças, eles próprios resolveram a situação. Assim cancelaram a situação do cheque e voltaram a colocar o reembolso como transferência bancária.

Claro que isto pode levar a que exista um pequeno atraso na chegada do reembolso. No entanto, mais vale tarde do que nunca e sem problemas.

Quer consultar o estado?

Há uma forma de se saber se ele está a caminho ou não. Curiosamente esta forma consiste numa app oficial das finanças que existe tanto para iPhone como para smartphones Android e funciona realmente bem. A aplicação é muito intuitiva e chegou para isto. Assim chama-se Situação Fiscal – Pagamento e com ela vai saber como está a situação dos reembolsos.

IRS reembolso Mas esta app não permite apenas verificar a situação do reembolso do IRS. De facto pode também pagar impostos desta forma e consultar os seus dados.

Depois de instalar a app e para verificar o estado do seu reembolso só tem de verificar a secção situação fiscal, pagamentos.

IRS reembolso

Claro que para ter acesso a isto e tal como faria no portal das finanças tem de colocar o seu número de identificação fiscal e também a palavra-passe de acesso ao portal das funções.

Entretanto para Android está disponível aqui. Já para iPhone pode encontrar na App Store.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.