Como já noticiámos esta manhã, a Apple vai lançar as primeiras versões de teste do software que vai dar vida a todo o seu ecossistema de produtos. Estamos assim a falar do iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11, tvOS 18 e visionOS 2.
Mas, especialmente no caso do iOS 18 que deverá dar vida a um sem número de smartphones iPhone, esta vai ser a atualização mais Android de sempre da Apple.
iPhone vai receber a maior atualização Android de sempre!
Portanto, com a chegada do iOS 18, vamos com toda a certeza receber uma série de funcionalidades e capacidades que já existem há algum tempo no ecossistema Android. Daí o jogo de palavras com “maior atualização Android”. Isto é uma coisa boa! Há muito que ambos os ecossistemas roubam ideias um ao outro, o que resulta quase sempre em aparelhos mais capazes, e por isso mais apelativos para o consumidor.
Dito tudo isto, logo à partida, o iPhone vai receber oficialmente suporte ao padrão RCS. Uma coisinha muito interessante que já existe no Android desde 2019, mas que chega agora ao iPhone depois de algumas guerras com a União Europeia e outras entidades reguladoras. Isto vai melhorar, e muito, a conversação a partir de mensagens entre o iOS e o Android. (Porém, vai mudar muito pouco para quem fala de iPhone para iPhone).
A Siri vai melhorar!
Além do RCS, é expectável que a Siri fique mais similar ao Google Assistente (agora com o apoio de Gemini). Vai ter respostas mais naturais, mais assertivas, e claro, bastante mais inteligentes. Afinal, vai ter alguma ajuda de algoritmos IA.
Vai ser possível arrumar as coisas de forma diferente!
Ao que tudo indica, a Apple vai dar mais alguma liberdade à forma como arruma apps no ecrã principal. Algo que o Android faz… Desde… Sempre. Mas a coisa não fica por aqui, porque além da arrumação, vai também ser possível personalizar os ícones com novas cores. Por exemplo, pode meter todas as redes sociais a azul, e todas as apps de produtividade a vermelho.
Inteligência Artificial!
Ao que tudo indica, o iPhone vai ter algumas limitações na IA no início da sua implementação, devido à escassez de memória RAM dos aparelhos atuais. Ainda assim, é esperado que a Apple seja capaz de levar algumas funcionalidades, graças ao apoio da OpenAI (ChatGPT).
Mais concretamente, a Apple vai oferecer algumas funcionalidades IA no próprio aparelho graças a LLMs próprias. Mas vai também oferecer algumas outras funcionalidades na Cloud, para ser capaz de oferecer mais capacidade e níveis de performance mais altos.
Um pouco ao estilo daquilo que a Google fez com os Pixel, e a Samsung fez com os mais recentes Galaxy S.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!