Nota do Redator (26/4/2020): Como fui um pouco criticado por alguns leitores e até amigos, quero clarificar que neste artigo não estou a dizer que o iPhone SE 2020 é o melhor smartphone do mercado por derrotar todos os Androids nos testes de performance. O Apple iPhone SE 2020 não é de todo a última bolacha do pacote!
Ainda assim, acho que esta aposta da Apple é sem qualquer dúvida uma ‘chapada’ às fabricantes Android, ao pegar num aparelho de 2017 (iPhone 8), metendo mais 1 GB de RAM e o seu SoC mais recente… Para simplesmente ter o smartphone mais rápido do planeta.
Em suma, na minha opinião, algo está mal no meio disto tudo. Temos aparelhos a custar 1200~1400€ no mundo Android, que perdem em termos de performance para um aparelho ‘budget’ da Apple com um design da década passada.
Artigo Original (25/4/2020): O último grande lançamento do mundo dos smartphones foi o novo Apple iPhone SE, um aparelho amado por muitos, e completamente odiado por muitos outros devido às suas similaridades com o iPhone 6, 6s, 7 e 8. No entanto, a verdade é que este aparelho com o design da década passada mete no bolso qualquer Android do mercado em termos de performance.
(iPhone SE) Igual ao iPhone 8? Talvez! Mas meteu no bolso o S20 Ultra e Pixel 4
Pois bem, com um SoC Apple A13 Bionic, o iPhone SE é um autêntico monstro da computação num pacote bastante mais pequeno que o habitual. Afinal de contas, apesar de ser mais pequeno, e de ser mais barato, tem o mesmo exato processador do iPhone 11 Pro, com a mesma exata frequência e número de núcleos de processamento.
Na verdade, nas especificações técnicas, as únicas grandes diferenças são a quantidade de RAM que se fica pelos 3GB em vez dos 4GB do iPhone 11 Pro, e também a resolução do ecrã, que curiosamente até potencia a performance do aparelho, devido ao facto de serem muitos menos píxeis para alimentar.
Contudo, para contrariar a primeira diferença, na verdade… Os aparelhos iOS não precisam dos 8GB ou 12GB que tantas vezes encontramos no mundo Android para serem estupidamente rápidos.
É um facto que custa a engolir, mas é a mais pura das verdades. A Apple tem um software muito mais otimizado, tendo também o absoluto controlo do hardware que é utilizado nos seus aparelhos.
Dito tudo isto, o reputado site AnandTech já fez alguns testes bastante curiosos, onde meteu aparelhos da Samsung, Huawei, ASUS, Sony, LG, Google e até os muito recentes OnePlus contra o ainda mais recente iPhone SE 2020. Curiosamente, o iPhone SE ganhou quase tudo, ficando até à frente do iPhone 11 em alguns casos.
Em suma, não podemos comparar um smartphone apenas e só pela performance do seu SoC! Visto que a grande maioria destes smartphones são maiores, têm ecrãs muito melhores, têm mais câmeras, e trazem outras funcionalidades para cima da mesa que este modelo ‘budget’ simplesmente não é capaz de replicar. Mas… Ter um aparelho deste preço a ficar à frente de aparelhos de 1379€ no campo da performance não deveria ser possível no mercado atual. Ou os preços estão mal, ou a performance tem de melhorar consideravelmente para justificar todos estes euros.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.