Inicio Apple Mini-Review iPhone SE 2020: pequeno por fora, gigante por dentro!

Mini-Review iPhone SE 2020: pequeno por fora, gigante por dentro!

Há iPhones que geram uma verdadeira loucura na altura do lançamento. Quer seja pelo design, ou pelas funcionalidades, há sempre algo a dizer. Foi assim com o iPhone X, com o iPhone 11 e com tantos outros que foram chegando ao mercado. Agora a gigante da maçã resolveu fugir ao que normalmente é a regra e lançar novamente um iPhone “mais baratinho” com algumas mudanças de design em relação ao modelo anterior. O novo iPhone SE é mais pequeno e leve. Chega também com o popular botão que desapareceu devido à introdução do Face ID. Terá sido uma boa jogada? É isso que vamos descobrir nesta Mini-Review ao iPhone SE 2020. 

Mini-Review iPhone SE 2020: pequeno por fora, grande por dentro!

Com um preço mais reduzido, chegam também características mais modestas. No entanto isto não é necessariamente uma coisa má. Existem utilizadores que não necessitam de pormenores fora-de-série para uma utilização diária. Precisam sim de um equipamento que funcione e que seja sobretudo simples de usar, algo a que o iOS já nos habituou.

Review iPhone SE 2020

Dito isto, neste equipamento mais barato, um dos principais elementos diferenciadores entre o iPhone SE e o iPhone 11 é que contamos com uma única câmara. Lembro que o iPhone 11 tem câmaras duplas e temos também o iPhone 11 Pro com três. Ainda assim, isto não é um factor que vá levar as pessoas a não comprarem o iPhone SE. É que a nova aposta da Apple continua a dar acesso a diversas características de topo.

Assim, temos as filmagens em câmara-lenta que todos apreciamos, a captura de vídeo 4k até 60fps, o time-lapse e também o modo retrato na câmara para selfies. Temos também a possibilidade de definir aspetos relacionados com o fundo da imagem que acabámos de capturar e os efeitos de luz. Para isto o iPhone SE conta com uma câmara de 12 megapixeis grande-angular e também com o chipset A13. Outra característica importante é sem dúvida o Smart HDR. É a tecnologia utilizada pelo iPhone 11 para o reconhecimento de pessoas e a criação de melhores sombras e destaques.

Review iPhone SE 2020

Outro aspeto muito interessante desde equipamento é também a capacidade de usarmos o modo retrato para animais, bem como o modo noturno que é uma característica muito importante do iPhone 11. Claro que poderá não ser bem o mesmo, ainda assim o iPhone SE porta-se muito bem.

Mini-Review iPhone SE 2020: ao nível do design posso dizer que à partida as 4.7 polegadas podem assustar.

De facto, nos últimos anos habituei-me sempre a equipamentos com grandes ecrãs. Aliás, na altura não me adaptei bem ao iPhone 8, quando o testei, por isso mesmo. Comparativamente, o iPhone X era sem dúvida mais a “minha onda”.

Review iPhone SE 2020

Quando peguei neste dispositivo pela primeira vez tive a mesma sensação de regresso ao iPhone 8. No entanto, talvez por neste momento andar com iPhone X devido a um artigo que estou a preparar, já não me pareceu tão estranho. É que da última vez tinha passado de um Huawei P20 Pro para um iPhone 8 por razões de teste e depois fiz o mesmo mais tarde com o P30 Pro. Aí as diferenças são abismais em termos de dimensão. No entanto, do iPhone X para o iPhone SE deste ano não é nada que cause muito impacto. Ainda assim, embora os dois pareçam ter o mesmo tamanho na mão, quando ligamos o ecrã as diferenças são notórias. Isto devido às molduras superiores e inferiores bastante grossas. 

Review iPhone SE 2020

À semelhança do que acontece com o iPhone 11, o iPhone SE também é feito de vidro e alumínio.

Contamos também com um ecrã Retina, simplesmente HD. Digo simplesmente HD comparativamente ao Liquid Retina HD ou ao Super Retina XDR. Entretanto é resistente à água e a poeiras. Assim como acontece com o iPhone 11, não existe qualquer saída para auscultadores e temos direito a carregamento sem fios com carregadores certificados.

Num dispositivo tão pequeno a bateria nunca poderia ser tão grande e poderosa como nos equipamentos maiores. Ainda assim continuamos a contar com cerca de 40 horas a ouvir música e até 13 horas vídeo, o que é bastante bom.

Review iPhone SE 2020

O iPhone SE tem uma boa cartada na manga comparativamente ao iPhone 8 e iPhone X.

É que conta com o mesmo chipset do iPhone 11. Dito de outra forma, apesar de mais pequeno e nas poucas horas que o utilizei é um excelente equipamento para jogar e edição de vídeo com variadas aplicações da Adobe.

Há pouco falei das molduras grossas e no caso da inferior tem uma forte razão. É que o botão home está de volta para ser utilizado com o Touch ID. Ou seja voltámos a usar os nossos polegares para desbloquearmos o equipamento. Este dispositivo chega com o iOS 13 e com tudo aquilo que já estamos habituados neste sistema operativo.

Review iPhone SE 2020

Por falar em hábitos, tenho andado como referi com um iPhone X devido a alguns artigos que estou a preparar. Claro que com ele passei a usar o Face ID. Ora quando voltei a utilizar o Touch ID, pensei que seria difícil de me habituar. No entanto, aconteceu exatamente o contrário. É que basta colocarmos o polegar com toda a simplicidade e já está. Desbloqueamos o equipamento com toda a facilidade. É que especialmente agora com o uso da máscara termos o Face ID ativado pode ser uma má ideia.

Agora chega uma grande questão. Até que ponto vale a pena comprarmos o novo iPhone SE?

Tudo depende da utilização que dá ao equipamento. Se o seu objetivo é ter sempre topos-de-gama na mão e deixa-se levar por todas as últimas novidades que esta marca tem para oferecer então talvez valha a pena esperar pelo iPhone 12. Claro que também depende da carteira de cada um. No entanto, se nem gosta de smartphones demasiado grandes mas ainda assim quer um equipamento que funcione e com um super-processador sem levar um rombo na carteira então o iPhone SE é uma excelente opção.

Review iPhone SE 2020

Para mim no ecossistema Apple, os iPhones não se medem necessariamente pela memória e processador. De facto, queremos é um equipamento que funcione. Aliás eu por razões de testes passei temporariamente de um Huawei P40 Pro para um iPhone X e estou totalmente satisfeito com o equipamento.

A minha primeira impressão nesta mini-review do iPhone SE 2020 é que é realmente um excelente equipamento. É verdade que é significativamente mais pequeno do que os smartphones que costumo usar. Aliás na altura tive muita dificuldade em habituar-me ao iPhone 8, embora agora com um iPhone X pelo meio tenha sido muito mais fácil. Apesar de não ter o mesmo hardware do iPhone 11, especialmente ao nível das câmaras, consegue resultados muito bons. Para além disso temos outra coisa fenomenal. É que integra o mesmo processador topo de gama do iPhone 11. Isso significa que este pequeno smartphone é grande no interior. Tudo isto por cerca metade do preço de um topo-de-gama da Apple.

Entretanto depois desta Mini-Review ao iPhone SE 2020 vou precisar agora de alguns dias para preparar uma análise mais completa e ver se realmente me adapto a usar este equipamento como o meu smartphone diário. Quem vai ganhar? Tamanho ou desempenho?

O novo equipamento já está disponível para venda a partir de 499 Euros na GMS Store. Mais informações podem ser encontradas aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

La Casa de Papel vai ser muito quente! Atriz aparece sem roupa

La Casa de Papel está a excitar cada vez mais os fãs à medida que varias novidades vão sendo reveladas. Afinal de contas, depois...

(Rumor) Ator da Marvel deixa projecto e é o novo 007!

O mundo do cinema tem estado uma verdadeira confusão durante os últimos tempos. Com uma série de atores e atrizes a mudarem repentinamente de...

(Última Hora) Monitores Xiaomi de 240Hz e 360Hz a começar nos 125€?

Não é novidade para ninguém que a Xiaomi tem apostado forte e feio nos 'ecrãs', ou seja, nas TVs e monitores. Ao fim ao...

WhatsApp recebe uma mega-novidade! Vai usar?

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

Bomba! Tom Cruise vai ser o próximo Iron Man em Avengers?

Cada vez vais temos a certeza de que o próximo filme dos Avengers irá contar com uma série de caras novas. Afinal de contas,...