Ao que tudo indica, o regresso em grande da Huawei não é a única ameaça que a Apple tem de ultrapassar no sempre tão importante mercado Chinês. Afinal, a grande aposta que a gigante Norte-Americana está a fazer no campo da Inteligência Artificial, que tem o grande objetivo de “refrescar” a imagem do iPhone a uma escala global, pode não valer de nada para este território.
iPhone 16 vai ter problemas com IA, e com a China
Portanto, caso não saiba, qualquer empresa tecnológica (como é o caso da Apple), precisa de ter uma aprovação governamental antes de lançar aparelhos com capacidades IA no mercado Chinês.
Isto é algo que não representa um grande problema nos Estados Unidos ou Europa. Mas pode muito bem vir a ser uma missão quase impossível na China.
Ao que tudo indica, a Apple já tentou apaziguar as autoridades chinesas com modelos de IA que funcionam em línguas estrangeiras. Ainda assim, a aprovação não está garantida. Por isso, a Apple está a tentar fechar parcerias com empresas locais de grande relevo, como é o caso da Baidu. Mas, até aqui… Infelizmente para a Apple, a parceria entre as duas entidades ainda não se concretizou. O que muito provavelmente se deve ao facto de a Huawei se ter posto no caminho com um acordo superior.
Em suma, se os novos iPhone 16 não suportarem o motor de IA da Apple (Apple Inteligente), é possível que o lançamento seja adiado na China. Ou então, que os aparelhos cheguem ao mercado com essa “marca” em cima, o que os deverá meter em desvantagem perante todas as outras fabricantes, especialmente as Chinesas. Isto é ainda mais importante quando vários analistas já apontam para os novos iPhone 16 como uma atualização que pouco ou nada acrescenta à gama de smartphones Apple.
Vai ser muito interessante ver o que vai acontecer. Porque, apesar de pouco ou nada afetar a nossa vida na Europa, a realidade é que a China é um mercado importantíssimo para a Apple. Sendo exatamente por isso que a gigante Norte-Americana prontamente baixou preços quando percebeu que as vendas estavam a sofrer. Como deve imaginar, ver a Apple a baixar preços é tudo menos normal.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!