O iPhone é o produto mais importante para a Apple, porque é aquele que mais vende, e como tal, que mais dinheiro traz para os cofres da empresa. Aliás, esta é a maior porta de entrada para o ecossistema da gigante Norte-Americana, e como tal, com um foco cada vez maior nos serviços, a realidade é que a importância do iPhone apenas aumenta de nÃvel ano após ano.
Porém, depois de vários anos super bem sucedidos, em que a Apple parecia invencÃvel, onde até tivemos vários especialistas a afirmar que a Apple podia meter o preço que quisesse, porque os smartphones vendiam na mesma. O ano de 2024 parece estranho!
Depois de um lançamento que correu mesmo muito bem, a realidade é que as coisas começaram a cair a uma velocidade inesperada, e o impacto do iPhone acabou se perder em vários mercados chave, como é o caso do gigantesco mercado Chinês.
Sim, é óbvio que não é novidade para ninguém dizer que o iPhone não traz nada de revolucionários face à s versões passadas. Mas, estes novos iPhone 16 parecem ser ainda piores nestes aspeto. Além disso, aliado ao facto de os “leaks” já estarem a apontar para uma gama iPhone 17 muito mais interessante, o iPhone 16 parece ter tudo para falhar. Concorda comigo?
iPhone 16 parece… Estranho. Vai falhar?
Portanto, se formos mesmo honestos, o iPhone não muda de forma muito significativa desde o iPhone 11 ou 12. Mas, ainda assim, em todas as gerações, tivemos algumas alterações capazes de fazer entusiasmar o público.
Afinal, de forma mais recente, tivemos o iPhone 14 Pro e Pro Max a adotar a ilha dinâmica, que gerou algum entusiasmo. Depois, no lado dos iPhone 15, tivemos a chegada da ilha a todos os modelos, isto enquanto a Apple apostou forte e feio nas linhas de 3nm da TSMC para os modelos Pro, o que também acabou por entusiasmar os entusiastas com mais performance e eficiência. Agora, no iPhone 16… Bem… Temos poucas novidades excitantes.
Sim, existem mudanças!
O módulo de câmaras dos modelos base vai mudar, e os modelos Pro vão aumentar de tamanho. Além de tudo isto, o botão action vai chegar a todos os modelos, acompanhado agora por um outro botão de captura (para fotos).
Mas… Sabe mesmo a muito pouco! Aliás, fica até a ideia que nunca existiram mudanças tão sem importância como agora.
Não chega!
Não são suficientes para excitar o público. Especialmente quando os novos iPhone parecem exatamente iguais aos do ano passado (um problema que já existe entre os iPhone 14 Pro e iPhone 15 Pro).
Isto fica ainda mais grave quando a grande aposta da Apple parece estar na IA, mas nem isso vai chegar a tempo do lançamento dos novos iPhone.
Claro, sem nunca esquecer o facto de já existirem dezenas de leaks relativamente aos novos iPhone 17, que prometem um design diferente (iPhone 17 Air/Slim), 12GB de memória RAM, e novos nÃveis de performance.
As coisas parecem mais ou menos negras para a Apple em 2024. Concorda?