Hoje em dia, é perfeitamente normal saber o que vai acontecer no mundo dos smartphones, vários meses, por vezes até anos, antes do anúncio oficial de um qualquer produto. Isto é ainda mais comum para os lados da Apple e Samsung.
Porém, se porventura os “leaks” até ajudam uma fabricante a ter os seus produtos na boca do mundo durante todo o ano, o que claro está, é publicidade gratuita. Também pode criar um efeito adverso. Que é o facto de os consumidores se afastarem do produto, porque existem “leaks” mais à frente, a apontar para uma nova geração muito mais interessante a caminho do mercado.
É exatamente isto que está a acontecer com o iPhone 16. Já existem consumidores muito mais focados no iPhone 17, do que no iPhone 16, porque a atualização parece muito mais interessante. Por isso, num mundo em que um bom smartphone aguenta ~4 anos sem grandes problemas de performance, o que é esperar mais 1 ano para ter algo realmente especial?
iPhone 16 – Os Leaks não estão a ajudar nada a Apple!
Portanto, o que não falta no mercado são fugas de informação que são tudo menos “inocentes”. Temos várias fabricantes que querem, e adoram, ter “leaks” a rondar na Internet. É uma excelente forma de ter sempre algum entusiasmo acerca daquilo que está por vir.
Porém, também podem existir consequências, e uma delas, é ter demasiados leaks, com alguns já a apanhar as gerações seguintes. Isto está a afetar a Apple, e pode resultar em vendas mais fracas nos iPhone 16, porque muitas das atenções já estão viradas para a gama iPhone 17, que além de um modelo completametne novo (iPhone 17 Air/Slim), também tudo parece indicar que as especificações técnicas vão ser bastante superiores, especialmente no lado da memória RAM (12GB vs 8GB).
Assim, numa altura em que tudo aponta para uma “nova” gama de iPhones super parecida à gama do ano passado. Ter “leaks” mais avançados parece estar a resultar muito mal para a Apple.