Pois bem, ao que tudo indica, a Apple vai mesmo limitar o suporte a acessórios nas suas novas entradas USB-C no iPhone. Sim, o iPhone 15 vai dizer adeus às portas Lightning, porém, se achava que isto iria abrir um pouco o ecossistema, bem… No fim do dia, a Apple é sempre a Apple.
iPhone 15 com USB-C parece uma boa notícia, mas é mais do mesmo. Não vai ser possível aproveitar as vantagens do mundo USB!
Portanto, segundo novos rumores, que aparentemente têm como base as linhas de montagem da Foxconn, os novos iPhone 15 vão ter a sua porta USB-C limitada a acessórios MFi.
Ou seja, enquanto o iPad com porta USB-C aceita tudo o que lá ligar, o iPhone 15 vai ter um chip capaz de identificar que tipo de acessório está a ligar. Em suma, apenas os acessórios certificados vão funcionar. É exatamente por isso que a Foxconn já começou a produção em massa de EarPods e cabos USB-C com certificação Apple.
Isto serve para obrigar quaisquer empresas que queiram vender produtos para o iPhone, ao pagamento de uma taxa (Royalty). Isto encarece o produto! Porém, no lado positivo da coisa, isto também garante que todos os acessórios funcionam em pleno, e tiram partido de tudo aquilo que a Apple fez no desenvolvimento e produção do smartphone.
O que vai acontecer se ligar um acessório ‘Não Oficial’?
Bem, vai aparecer uma mensagem a apontar para o uso de um acessório não suportado. Com a funcionalidade a ser severamente limitada, ou mesmo impossibilitada.
Há mais!
Entretanto, além da certificação de acessórios, é esperado que a Apple diferencie a porta USB-C entre modelos Pro e não-Pro. Ou seja, enquanto o iPhone 15 Pro e Pro Max (Ultra?) vão chegar a velocidades de transferência Thunderbolt 4.0 (40 Gpbs), os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus vão ficar pelas velocidades USB 2.0 (480 Mbps).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!