Inteligência Artificial a sério significa dar os seus dados. Quer?

A Inteligência Artificial começa a comandar o mundo da tecnologia, mais concretamente as campanhas de marketing de todas as marcas que andam a apostar forte e feio na tecnologia. Não se deixe enganar, quando a IA chegar a sério aos smartphones, tablets, etc… Vai realmente ser transformativo, e vai melhorar (muito) a nossa vida.

Ainda não estamos aí, de facto, a grande maioria dos utilizadores mais casuais nem sabe muito bem o que significa toda esta loucura baseada em Inteligência Artificial. Mas, para perceber como tudo funciona, tem também de começar a tomar consciência que os seus dados vão ter de ficar abertos aos algoritmos inteligentes. Confia nas marcas para fazer isso?

Inteligência Artificial a sério significa dar os seus dados. Quer?

Portanto, caso não saiba, a funcionalidade Recall do Windows 11, que por sua vez seria capaz de indicar ao utilizador tudo o que aconteceu no seu PC, ao apresentar capturas de ecrã em uma linha cronológica, foi adiada, ou talvez até cancelada. Sabe porquê? Simples… Altamente intrusiva, e possível de ser atacada por piratas informáticas para ter acesso a informação sensível.

Mas, neste campo de “dar informação pessoal”, ou torná-la mais susceptível a acessos, a Microsoft não está sozinha. Caso não saiba, o Apple Intelligence no iPhone também vai ter acesso ao seu conteúdo, TODO o seu conteúdo, para fornecer assistência inteligente personalizada.

A Siri vai ter acesso a todas as suas fotos, todas as suas mensagens, todos os seus e-mails, entre muitas outras coisas.

Imagine… A única forma de ter um assistente inteligente realmente útil, é como ter uma secretária a sério na vida real. Essa pessoa/assistente, tem de ter acesso às informações mais críticas para conseguir fazer o seu trabalho.

Aliás, é por isso que o mundo da tecnologia está neste momento a apostar mais na IA processada localmente, em vez de contar com servidores (nuvem). Ao limitar o envio dos seus dados, o sistema fica inegavelmente mais seguro e privado.

Em suma, está à vontade com isso? Quer abrir de forma escancadara, as portas da sua vida aos algoritmos das mais variadas empresas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também