Com isto consegue garantir um smartphone Android sem atrasos!

No meio de tudo o que pode fazer para tornar o seu smartphone Android mais rápido, há coisas mais fáceis e outras mais complicadas. Para além disso umas custam dinheiro e outras não. Seja como for, com um jeitinho aqui e ali consegue garantir um smartphone Android sem atrasos.

Com isto consegue garantir um smartphone Android sem atrasos!

Já alguma vez esteve sentado no seu PC quando a ventoinha se ligou e de repente parece que vai levantar voo? Num smartphone ou tablet, esse fenómeno pode parecer mais como se o tempo tivesse abrandado ou o seu telefone estivesse a transformar-se em lava.

Quando pede ao seu telemóvel para fazer muitas coisas – carregar gráficos, alternar entre separadores do browser, descarregar coisas – este pode tornar-se lento. A boa notícia é que a letargia é algo que pode ser resolvido.

apagar do telemóvel, aguentar o smartphone mais tempo
woman using smartphone with notification error. warning sign over on mobile phone. maintenance connection application. programmer, developer. security network dangerous.

Embora não seja possível alterar a RAM fornecida de fábrica é possível otimizar a utilização da RAM alterando algumas definições do Android. Por um lado, ignorar os wallpapers animados ou aqueles de maior dimensão ajuda a aliviar a RAM do seu dispositivo.

Desativar os widgets também ajuda a desviar energia para outras funções do dispositivo. Mesmo que isso torne o telefone um pouco menos intuitivo. Da mesma forma, mergulhar nas opções de programador do Android para desativar as animações pode ajudar a bateria a durar mais tempo e a aumentar o desempenho.

Não atrase as atualizações de software ou de aplicações

A maioria dos dispositivos mais recentes vem equipada para gerir automaticamente as actualizações e, no mínimo, alertá-lo quando uma estiver disponível. Considere a possibilidade de alterar as suas definições para aceitar automaticamente as actualizações, de modo a não perder nenhuma correção importante. Isto pode contribuir para um telemóvel mais rápido.

Investir numa bateria de substituição

Com tantas formas de carregar os dispositivos modernos, pode ter-se esquecido de que, antigamente, era possível substituir a bateria de muitos smartphones. Os tablets são outra coisa, mas alguns telemóveis Android mais recentes ainda têm baterias amovíveis, pelo que pode ser mais fácil do que imagina instalar uma bateria de substituição. Isto vai contribuir para um telemóvel mais rápido.

bateria, smartphone Android sem atrasos

Altere as definições para minimizar o atraso

A maioria das definições que pode alterar para maximizar o desempenho do dispositivo é fácil de encontrar. Por exemplo, otimizar a duração da bateria do seu telemóvel ou diminuir a luz de fundo do seu tablet são soluções fáceis. No entanto, algumas definições são mais complicadas e requerem que se mergulhe nas definições do programador. No entanto, estas definições ocultas podem estar a arruinar a sua experiência Android, especialmente se o seu dispositivo for mais recente mas agir como se já estivesse cansado.

Um mergulho profundo nas definições do Android revela ajustes como a ativação do ecrã de atualização elevada e o aumento das taxas de animação de atualização. Alterar as definições do programador pode ser complicado e algumas alterações não serão imediatamente óbvias, por isso prepare-se para algumas tentativas e erros.

Limpe o seu dispositivo com uma reposição de fábrica

Pode ser um passo drástico, mas uma das formas mais simples de otimizar o funcionamento do seu Android é fazer uma reposição de fábrica. Se já tentou todos os outros métodos para otimizar o seu Android e este continua a apresentar problemas e a funcionar mal, uma reposição de fábrica pode ser o método mágico para tudo voltar a ficar rápido.

Depois de verificar se há actualizações, limpar o armazenamento do dispositivo e resolver problemas com aplicações, até a Google recomenda uma reposição de fábrica como uma opção viável. Lembre-se de fazer uma cópia de segurança de todos os dados importantes, como fotografias e informações de início de sessão, antes de efetuar a reposição de fábrica do seu Android.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados