Comece por apagar todas as apps do seu smartphone Android!

É um título forte mas a verdade é que por vezes só temos a ganhar se resolvermos simplificar o nosso smartphone. Pode parecer algo muito vago, mas na realidade é muito importante. A simplificação pode dar origem a uma maior duração da bateria e sobretudo a que o seu telemóvel funcione de forma muito mais rápida. O problema é que muitas vezes não temos o tempo necessário para o fazer. Quer dar o primeiro passo? Comece por apagar todas as apps do seu smartphone Android.

Comece por apagar todas as apps do seu smartphone Android!

Antes de começar, vai precisar de algumas coisas para simplificar este processo. Um desinstalador de aplicações da Play Store é essencial. Isto é muito importante se precisar de remover muito software do seu telemóvel e não vai querer fazê-lo manualmente.

Desinstalar apps

Se quer mesmo eliminar todo o ruído digital da sua vida, a primeira coisa que tem de fazer é começar a desinstalar aplicações do seu telemóvel. Isto parece bastante simples, mas tem de ser absolutamente implacável. O seu grau de exigência vai depender do que é capaz de apagar. Ou seja, pode haver aplicações centradas no trabalho, como o Teams ou o Slack, que não podem desaparecer. No entanto tente eliminar o máximo possível.

Como referi acima deverá utilizar um desinstalador de aplicações da Play Store – caso contrário, desinstalar dezenas de aplicações demora demasiado tempo.

telemóvel mais rápido, apagar apps do smartphone Android

Se puder remova tudo e comece por instalar apenas o que precisa.

Inicialmente é boa ideia manter a app de chamadas, a de contactos, câmara, relógio calendário e calculadora. Se quiser algo para as notas tem o Google Keep. O Google Maps também dá jeito para a navegação. De resto o Google Fotos, Spotify, Uber, Facebook, WhatsApp são algumas das apps mais comuns.

Quando acabar de desinstalar, não se esqueça de ver as aplicações do sistema.

Atenção às notificações

Vale a pena dedicar alguns minutos às definições de notificação para ajustar o que resta no seu telemóvel. Ordene por recentes para ver o que lhe tem aparecido ultimamente e desactive tudo o que achar que não precisa. Se não tiver o histórico de notificações ativado, considere a possibilidade de o ativar. Ajudá-lo-á a detetar notificações não autorizadas à medida que continua a utilizar o telemóvel.

Restringir as aplicações que consomem dados

Abandonar as aplicações que consomem muitos dados pode ajudar o seu dispositivo Android a funcionar melhor. Imagine quantas aplicações podem estar a descarregar pequenos pedaços de dados – que se acumulam ao longo de 10, 15 ou mais aplicações – enquanto nem sequer está a utilizar o telemóvel. Forçar as aplicações a utilizarem apenas Wi-Fi e a não sugarem os seus dados em segundo plano pode ajudar o seu dispositivo a funcionar mais rapidamente quando estiver a utilizar dados móveis. As restrições de dados são úteis. Tanto para tablets com dados como para smartphones com um plano sem fios. Mas mesmo os tablets apenas com Wi-Fi podem beneficiar de alguma limpeza de dados.

telemóvel mais rápido, apagar apps do smartphone Android

O seu tablet pode funcionar mais rapidamente sem aplicações que acedam à rede Wi-Fi sem a sua permissão explícita. Da mesma forma, algumas aplicações de streaming – como a Netflix ou a Disney – podem funcionar lentamente se a sua rede Wi-Fi doméstica não for a mais forte e outras aplicações estiverem a funcionar em segundo plano.

Eliminar transferências antigas e desnecessárias

Qual foi a última coisa que descarregou para o seu smartphone ou tablet? Se por acaso se lembrar do que foi, ainda está a utilizar esse ficheiro descarregado? É provável que não, e esse documento está a ocupar um espaço de armazenamento precioso.

Então, como é que, exatamente, se removem as transferências do dispositivo? Não é muito difícil encontrar os ficheiros no seu telemóvel Android e começar a trabalhar para remover o que não precisa. Os telemóveis Samsung, por exemplo, têm uma pasta Meus Ficheiros predefinida que é fácil de aceder, enquanto os telemóveis Google vêm equipados com uma aplicação Ficheiros.

Quando chegar à pasta adequada, pode ver quanto espaço os seus ficheiros estão a ocupar e onde.

Limpar a cache online e de aplicações

Talvez esteja familiarizado com a sua cache online graças aos browsers de Internet para computador, mas sabia que o seu smartphone e tablet também têm cache? Para além da cache do browser, os dispositivos também têm cache de aplicações, onde são armazenados dados temporários no dispositivo como parte do funcionamento regular da aplicação.

No caso dos Androids que têm frequentemente falhas durante a navegação, a limpeza da cache da Internet pode dar a volta à situação. Limpar a cache é, normalmente, tão simples como navegar para o seu browser favorito, selecionar Histórico no menu e limpar os dados do browser através do botão com o nome apropriado.

telemóvel mais rápido

O outro tipo de limpeza de cache que pode fazer num tablet ou smartphone envolve as definições de gestão de aplicações. Terá de limpar a cache do seu telemóvel Android uma aplicação de cada vez, a menos que decida transferir uma aplicação que a limpe de uma só vez. A limpeza manual da cache não é muito demorada, especialmente se se concentrar em aplicações que utilizam muitos dados, como o YouTube, aplicações de música e serviços de streaming.

Limpar as caches das suas aplicações e remover dados ajuda a otimizar o seu Android, minimizando a quantidade de trabalho que está a pedir à memória flash (o tipo de memória que os telemóveis e tablets utilizam).

Concluindo, apagar todas as apps do seu smartphone Android para voltar a reinstalar o que precisa, é o primeiro passo para que tudo corra bem. No entanto é apenas parte de um processo que se feito atentamente dá uma nova vida ao seu smartphone.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados