Há alguns meses atrás, escrevi um artigo a anunciar que tinha decidido comprar um iPhone 15 Pro Max com o meu próprio dinheiro, em vez de andar sempre a saltitar de teste Android em teste Android.
Queria ter um “gostinho” daquilo que é o ecossistema Apple (iOS)! Mais concretamente, queria muito honestamente perceber o que valia o outro lado da barricada.
Bem, já se passaram quase 3 meses, e por isso tenho algumas conclusões para lhe passar!
iPhone 15 Pro Max: 3 meses depois! Como estamos?
Portanto, foi há cerca de 3 meses que numa reunião com a Globaldata, na realidade para vos arranjar o Giveaway de um PC Gaming que termina amanhã, que decidi saltar para a oportunidade de adquirir um iPhone 15 Pro Max.
Havia uns 2 ou 3 em stock, na altura algo tão raro, e bem… Não resisti!
O que mudou na minha vida nestes 3 meses?
Bem, como tenho vindo a dizer, ter um iPhone ou um Android topo de gama não é assim tão diferente quanto isso.
Aliás, continuo a achar que o S23 Ultra tem o melhor ecrã, e que o Pixel 8 Pro tira as melhores fotografias do mundo mobile.
- (Opinião) Galaxy S23 Ultra: 6 meses depois. Vale a pena?
- (Análise) Google Pixel 8 Pro: Vai mudar o mercado!
Porém, o iPhone 15 Pro Max é capaz de oferecer a experiência mais completa e mais fluída do mundo mobile, o que mais uma vez se deve ao foco que a Apple dá aos detalhes. Mas já lá vamos!
Infelizmente, quando chega a altura de comparar um qualquer Android a um iPhone, os utilizadores não comparam aparelhos realmente comparáveis, inseridos na mesma gama de preço, preferindo pegar nas más experiências que tiveram com aparelhos de gama baixa, ou gama média no lado Android, enquanto fazem vénias a tudo aquilo que a Apple faz de bem no lado iOS.
É preciso ter em consideração que enquanto o Android tem de servir para milhares de aparelhos lançados todos os anos, alguns deles mais baratos que 100€, o iOS é feito para “apenas” uma mão cheia de dispositivos, todos eles considerados de “gama alta”, e na realidade todos eles extremamente parecidos entre si.
Isto para dizer o quê? Muito honestamente, os Sistemas Operativos que servem de base ao Android e iOS têm convergido de uma forma pura e simplesmente quase absurda, e como tal, ambos oferecem 99% das mesmas funcionalidades.
Sim, ainda existem vantagens e desvantagens, mas ter no bolso das suas calças um iPhone 15 Pro ou um Galaxy S23, vai honestamente ser muito parecido.
Ainda assim… É inegável que existe mais cuidado e atenção ao detalhe no iPhone!
Bem… Como é que posso explicar esta parte?
Há algumas semanas atrás, recebi alguns smartphones Android, todos eles topo de gama, para teste antes do final do ano, mas, um deles… Só consegui utilizar durante mais ou menos 24 horas.
Liguei, fiz a configuração, mudei o meu cartão SIM, e instalei tudo o que tinha a instalar.
Mas, tive logo problemas de apps a crashar, bem como problemas no teclado que já vinha pré-instalado. O que aconteceu? Decidi quase no imediato voltar para o meu iPhone 15 Pro Max, porque não estava para voltar a lidar com bugs de software que não fazem qualquer sentido em aparelhos baseados em hardware tão complexo, poderoso e caro.
Este é o grande problema do Android… É a falta de cuidado, é a falta de eficiência. A coisa funciona, mas devia e podia funcionar muito melhor.
iPhone 15 Pro e Pro Max sairam com problemas! Estão resolvidos?
Bem… Sim!
Na realidade nunca tive grandes problemas de sobreaquecimento, e à exceção das primeiras 24~48 horas, sempre usei capa e película (como uma pessoa normal! É um smartphone de 1499€!), por isso, não parti a traseira como vimos no vídeo do JerryRig, nem andei às cabeçadas com problemas de software.
Sim, é verdade que o iOS 17 não é de todo o melhor lançamento de sempre da Apple, existindo alguns bugs irritantes em algumas apps. Mas, ao contrário daquilo que acontece no lado Android, em 3 meses, já recebi qualquer coisa como 5 ou 6 atualizações de software, todas elas capazes de melhorar a experiência e fluidez do sistema operativo.
Conclusão
Em suma, estou a adorar a experiência, especialmente desde que meti as mãos num Apple Watch. A Apple joga sempre o mesmo jogo, com as suas próprias regras, sendo exatamente por isso que tem vindo a crescer ano após ano, mesmo sem grandes modificações no hardware ou linguagem de design.
O Android precisa de abrir os olhos já em 2024, caso contrário, o iPhone vai rapidamente transformar-se no padrão daquilo que é um smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!