com o iOS

Se tem um Apple iPhone 6s ou posterior, então acabou de arranjar que fazer. É que já está disponível um nova versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS13. Para atualizá-lo basta ir a Configurações> Geral> Atualizações de software.

iOS13 chegou e há boas razões para atualizar agora mesmo

De facto o iOS13 chegou rapidamente e entre as novas funcionalidades está o Modo Escuro em todo o sistema, que altera o texto preto que costuma estar em fundo branco para texto branco em fundo escuro. Além de proteger os olhos à noite ou com as luzes apagadas, o Modo Escuro também pode economizar a bateria de um smartphone com ecrã AMOLED. Isto ocorre porque esses ecrãs criam a cor preta desativando os pixéis necessários. Claro que isto reduz o consumo da bateria.

iOS13

O teclado virtual QWERTY agora pode ser deslocado e o FaceTime utiliza a inteligência artificial para parecer que está a olhar diretamente para o ecrã e não para a câmera. O Face ID agora tem um campo de visão mais amplo, para que possa deixar o iPhone em cima da mesa e olhar para baixo para desbloqueá-lo.

Destacam-se também novas ferramentas de edição de fotos. Assim pode personalizar as suas fotos e vídeos para ajustar o equilíbrio de branco, nitidez e redução de ruído. Além disso, a iluminação no modo Retrato agora pode ser personalizada.

Entretanto a inteligência artificial está também presente na bateria. O seu iPhone vai aprender a que horas costuma desligá-lo do carregador. Dito isto, em vez de carregar totalmente a bateria de forma muito rápida, vai carregá-la “com mais calma” até à hora de desligar. Isto ajuda a prolongar a vida útil da bateria.

iOS13

O Apple Maps também tem novidades. Logo à partida temos mais precisão e revela mais pormenores no iOS13.

O Siri também foi melhorado e haverá mais Memoji à disposição.

Entretanto, no iOS 13, os downloads de aplicações serão 50% menores. Para além disso haverá um corte de 60% no tamanho das atualizações das apps. Ou seja, temos downloads e atualizações de apps mais compactas. As apps serão carregadas no seu iPhone duas vezes mais rápido do que agora.

Entretanto apesar do iOS 13 ter chegado agora teremos já a primeira atualização a 24 de Setembro. Dito isto, teremos algumas novidades.

São elas a hora prevista de chegada (ETA) e as atalhos de automação. A atualização também inclui suporte para codificação de vídeos HEVC com canais alfa. Isto significa simplesmente que o vídeo pode ser filmado com fundos transparentes ou invisíveis, permitindo que os utilizadores realizem alguns truques de edição rápida nos seus dispositivos.

Também a 24 de setembro chega o iPadOS. A capacidade de adicionar mais ícones de aplicações e fixar widgets ao ecrã inicial será uma das grandes novidades. Temos também a capacidade multitarefa melhorada com o Split View. Dito isto, os utilizadores podem abrir o conteúdo de uma única aplicação em duas metades do ecrã. Entretanto o gesto de três dedos permitirá que os utilizadores recortem e colem conteúdos.

Entretanto as versões para desktop dos sites serão carregadas automaticamente no Safari, em vez das páginas móveis, e sim, o iPadOS incluirá algumas das funcionalidades que chegaram hoje com o iOS 13. Isto inclui um Modo Escuro, funcionalidades de edição de vídeo e uma nova e melhorada aplicação de Fotos. Como se percebe facilmente o objetivo da Apple é tornar o iPad num verdadeiro computador.

Leia também:

O iPhone 11 suporta carregamento inverso! Mas a Apple não deixa usar

O iPhone perdeu algo que o tornava realmente único no mercado!

(Opinião) O que é que o Android poderia aprender com o iOS?