Inicio Apple iOS13 chegou e há boas razões para atualizar agora mesmo

iOS13 chegou e há boas razões para atualizar agora mesmo

Se tem um Apple iPhone 6s ou posterior, então acabou de arranjar que fazer. É que já está disponível um nova versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS13. Para atualizá-lo basta ir a Configurações> Geral> Atualizações de software.

iOS13 chegou e há boas razões para atualizar agora mesmo

De facto o iOS13 chegou rapidamente e entre as novas funcionalidades está o Modo Escuro em todo o sistema, que altera o texto preto que costuma estar em fundo branco para texto branco em fundo escuro. Além de proteger os olhos à noite ou com as luzes apagadas, o Modo Escuro também pode economizar a bateria de um smartphone com ecrã AMOLED. Isto ocorre porque esses ecrãs criam a cor preta desativando os pixéis necessários. Claro que isto reduz o consumo da bateria.

iOS13

O teclado virtual QWERTY agora pode ser deslocado e o FaceTime utiliza a inteligência artificial para parecer que está a olhar diretamente para o ecrã e não para a câmera. O Face ID agora tem um campo de visão mais amplo, para que possa deixar o iPhone em cima da mesa e olhar para baixo para desbloqueá-lo.

Destacam-se também novas ferramentas de edição de fotos. Assim pode personalizar as suas fotos e vídeos para ajustar o equilíbrio de branco, nitidez e redução de ruído. Além disso, a iluminação no modo Retrato agora pode ser personalizada.

Entretanto a inteligência artificial está também presente na bateria. O seu iPhone vai aprender a que horas costuma desligá-lo do carregador. Dito isto, em vez de carregar totalmente a bateria de forma muito rápida, vai carregá-la “com mais calma” até à hora de desligar. Isto ajuda a prolongar a vida útil da bateria.

iOS13

O Apple Maps também tem novidades. Logo à partida temos mais precisão e revela mais pormenores no iOS13.

O Siri também foi melhorado e haverá mais Memoji à disposição.

Entretanto, no iOS 13, os downloads de aplicações serão 50% menores. Para além disso haverá um corte de 60% no tamanho das atualizações das apps. Ou seja, temos downloads e atualizações de apps mais compactas. As apps serão carregadas no seu iPhone duas vezes mais rápido do que agora.

Entretanto apesar do iOS 13 ter chegado agora teremos já a primeira atualização a 24 de Setembro. Dito isto, teremos algumas novidades.

São elas a hora prevista de chegada (ETA) e as atalhos de automação. A atualização também inclui suporte para codificação de vídeos HEVC com canais alfa. Isto significa simplesmente que o vídeo pode ser filmado com fundos transparentes ou invisíveis, permitindo que os utilizadores realizem alguns truques de edição rápida nos seus dispositivos.

Também a 24 de setembro chega o iPadOS. A capacidade de adicionar mais ícones de aplicações e fixar widgets ao ecrã inicial será uma das grandes novidades. Temos também a capacidade multitarefa melhorada com o Split View. Dito isto, os utilizadores podem abrir o conteúdo de uma única aplicação em duas metades do ecrã. Entretanto o gesto de três dedos permitirá que os utilizadores recortem e colem conteúdos.

Entretanto as versões para desktop dos sites serão carregadas automaticamente no Safari, em vez das páginas móveis, e sim, o iPadOS incluirá algumas das funcionalidades que chegaram hoje com o iOS 13. Isto inclui um Modo Escuro, funcionalidades de edição de vídeo e uma nova e melhorada aplicação de Fotos. Como se percebe facilmente o objetivo da Apple é tornar o iPad num verdadeiro computador.

Leia também:

O iPhone 11 suporta carregamento inverso! Mas a Apple não deixa usar

O iPhone perdeu algo que o tornava realmente único no mercado!

(Opinião) O que é que o Android poderia aprender com o iOS? Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Call of Duty: Cold War vai pedir 250GB no PC! E nas consolas?

Se por acaso acha exagerado ter que guardar 250GB para o Call of Duty: Modern Warfare... Então temos más notícias para si! É que...

Xbox Series X e RTX 3000 estão a ter problemas com o HDMI!

Não é incomum ver novos produtos com problemas no seu lançamento... No entanto, ver a consola de nova geração Xbox Series X, bem como...

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...