Muitos proprietários de automóveis perguntam-se se correm o risco de anular a garantia se não fizerem determinadas coisas ou se efetuarem várias modificações. Isto deve-se ao facto de os fabricantes estabelecerem uma série de condições e requisitos que têm de se cumprir. Alguns são mais óbvios, como o cumprimento do calendário de manutenção prescrito, enquanto outros podem ser um pouco surpreendentes. Mas afinal que erros podem invalidar a garantia do seu automóvel?
Cuidado: isto pode invalidar a garantia do seu automóvel!
Ignorar os alertas do painel de instrumentos
Aparece uma luz de aviso no painel de instrumentos? Não espere para a mandar verificar. Alguns fabricantes de automóveis podem recusar-se a pagar uma reparação se o problema não tiver sido prontamente verificado por um concessionário. Uma verificação rápida do computador de bordo pode indicar se uma luz de aviso acendeu e apagou sem que tenha imobilizado o veÃculo e comunicado o problema.
Ignorar a inspeção da carroçaria
A BMW e a MINI são duas das raras marcas que ainda cobrem as perfurações devidas à corrosão durante 12 anos e sem limite de quilometragem. No entanto, exigem que um concessionário inspeccione a carroçaria de dois em dois anos. Um tratamento anual anti-ferrugem, embora não seja necessário, também é sempre uma boa ideia.
Não inspecionar a bateria
Tem um veÃculo elétrico? A bateria deve-se inspecionar no concessionário todos os anos. No caso do Nissan LEAF, é mesmo um requisito para os primeiros seis anos, conforme indicado no manual do proprietário. Se se esquecer uma vez, pode estar a dizer adeus à garantia da bateria de 8 anos/160.000 km.
Armazenar um VE sem precauções
Se não pretende conduzir o seu veÃculo elétrico durante um longo perÃodo de tempo, não o deixe simplesmente na entrada da garagem ao sol ou a dormir na garagem. Mais uma vez, verifique o manual do proprietário. Muitos fabricantes de automóveis têm requisitos especiais para a manutenção da bateria, retenção da carga da bateria quando o veÃculo não está a ser conduzido ou armazenamento do veÃculo em tempo muito quente ou frio.
Condução na água
Entretanto a grande maioria dos veÃculos novos não serve para conduzir na água, como as inundações ocasionais que deixam 15-30 centÃmetros de água no seu caminho. Pode provocar danos e anular a garantia se a água for suficientemente alta para chegar ao chassis, fazendo com que o carro entre em curto circuito.