Está a conduzir tranquilamente quando, de repente, o painel de instrumentos se ilumina com uma luz a piscar. Pode ignorá-la e conduzir normalmente. Não. Uma luz a piscar indica uma maior urgência do que uma luz fixa. Por exemplo, uma luz de verificação do motor fixa avisa normalmente para um mal menor. São exemplo disso uma tampa do depósito que não foi bem apertada ou um sensor defeituoso. Mas e quando pisca?
Cuidado com esta luz a piscar no painel do seu carro!
Uma luz do motor a piscar (ou uma luz laranja ou vermelha) indica que podem ocorrer – ou estão prestes a ocorrer – problemas maiores e mais catastróficos nos órgãos vitais do seu automóvel. O sistema de combustível, os componentes internos do motor, o conversor catalítico ou outros. Especialmente se o veículo estiver a funcionar de forma diferente, ou a emitir novos sons ou cheiros (ou imagens, como fumo ou vapor), é melhor sair do trânsito para um local seguro e desligar o veículo. Continuar a conduzir sem saber porque é que a luz de verificação do motor está a piscar pode causar danos muito dispendiosos.
O que é que uma luz de verificação do motor intermitente significa?
Assim uma luz de verificação do motor é vaga à partida e o melhor é sempre recorrer a um leitor para saber o que se passa. É por esse motivo que o seu veículo disponibiliza uma porta que lhe dá essa informação.
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A localização da porta OBD-II varia consoante o fabricante, a marca e o modelo de um veículo. Abaixo estão alguns dos locais mais comuns para encontrar o conetor. Recomenda-se que, ao tentar encontrar a porta, tenha uma lanterna com muitos lúmenes por perto. A maioria destas áreas tratam-se e zonas pouco iluminadas no interior.
- Por baixo da coluna de direção.
- À esquerda ou à direita da coluna de direção, mais perto do painel de instrumentos.
- No espaço para os pés do lado do condutor, na extremidade esquerda, perto do pedal de arranque, ou na extremidade direita, perto do túnel de transmissão.
- Na zona dos pés do lado do passageiro, por baixo do porta-luvas.
- Entre a transmissão e a consola central.
- Perto dos controlos do sistema de entretenimento ou de navegação.
Estas são algumas das localizações mais comuns das portas OBD-II, mas não são certamente as únicas. Assim se tiver dificuldade em encontrar visualmente a porta num destes locais comuns, consulte o manual do proprietário para obter uma resposta definitiva sobre a sua localização.
Entretanto a luz do motor não começará a piscar convenientemente em frente a uma oficina de reparação, pelo que os riscos devem ser ponderados. Se tiver de conduzir com essa luz de aviso acesa, conduza devagar e mantenha-se atento aos outros indicadores, como a pressão do óleo e a temperatura do motor, e ouça o som do seu veículo. Se algo parecer mal, pare imediatamente.
A razão pela qual é melhor ser demasiado cauteloso baseia-se no número de formas dispendiosas como um problema pode agravar-se quando ignorado.
Entretanto a luz do motor pode estar a indicar que o motor está a sobreaquecer: Em casos extremos, o sobreaquecimento pode levar a uma junta da cabeça ou pistões danificados, ou mesmo a um bloco do motor rachado. Entretanto pode significar que a relação ar/combustível não está correcta, o que pode provocar danos dispendiosos nas válvulas ou na câmara de combustão, ou pior: um catalisador sobreaquecido que provoca um incêndio.
Não ignore a luz intermitente ou não fique sem investigar o que está a tentar comunicar. Embora possa estar a indicar um problema menor ou mesmo um erro de leitura, também pode estar a assinalar um problema grave. Assim tenha muito cuidado.
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