Atenção! Estes são os culpados da Internet estar lenta!

Muitas pessoas queixam-se de uma Internet lenta sobretudo quando estão ligadas por Wi-Fi. Claro que na maioria das vezes atribuímos isto ao próprio router. No entanto a verdade é que muitas vezes os causadores da lentidão não são o router nem o operador da Internet. De facto, isto é o que está a fazer com que fique com a sua Internet estar lenta!

Atenção! Estes são os culpados da Internet estar lenta!

Em alguns artigos da Leak, sobretudo nos relacionados com a poupança de luz, já falámos de uma coisa chamada Vampiros de Energia. Na prática são dispositivos que sugam muita energia elétrica e nem sequer nos apercebemos. Aliás só damos conta quando vemos a conta da luz. No caso da Internet também existem o que podemos chamar de Vampiros da Banda Larga.

router wi-fi tirar velocidade

Descobrir os vampiros que sugam a nossa velocidade de rede nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto também não é impossível. Quem nos pode ajudar a descobrir é o router.

Claro que nem todos irão mostrar os equipamentos que estão ligados. Mas a maioria sim. Depois de identificar tudo o que está ligado à sua rede e de perceber a que categoria pertencem vamos olhar para o que pode gastar cada um.

- Advertisement -

Dispositivos de Streaming

Os dispositivos de streaming podem ocupar muita da velocidade de rede. Sobretudo se estiver a ver conteúdos em 4K. Imagine que está no quarto a ver um serviço de streaming e o seu filho está na sala a ver YouTube que é o que normalmente acontece cá por casa. Ora isto é mais que suficiente para deixar a rede lenta.

internet estar lenta

O que algumas pessoas fazem para evitar este problema é baixar a qualidade de visualização. No entanto se não estiver a utilizar o computador para downloads ao mesmo tempo e em que necessite mesmo da velocidade, não deverá fazê-lo. Afinal de contas todos queremos tirar o máximo partido da resolução da TV.

Câmaras de segurança

Muitas pessoas têm câmaras de seguranças em casa, sejam as do Google Nest ou outras quaisquer, não se apercebem do que podem gastar. Mas a verdade é que gastam mesmo muito tráfego. Sobretudo porque vários modelos recorrem à cloud para armazenarem as gravações.

As novas câmaras Nest, por exemplo, podem usar entre 100 a 400 GB por mês e por câmara. Assim não é de estranhar que atrasem a velocidade de rede.

Actualizações do Windows

O Windows, por defeito, utiliza um sistema peer-to-peer para optimizar as actualizações. Ou seja, os computadores com Windows ligam-se entre si com um único propósito, para partilhar rapidamente os dados de actualizações do Windows através da Internet.

As pessoas que querem manter toda a largura de banda talvez queiram desativar esta forma de partilha. Aliás há pessoas que desativam as atualizações automáticas do Windows para este efeito.

Actualizações Automáticas dos jogos

Mesmo que não jogue alguns títulos que estão instalados não se esqueça que eles podem receber atualizações de forma automática, especialmente se as receberem através de algum serviço. A questão é que elas podem ser realmente muito grandes e em muitos casos nem sequer nos apercebemos de que os estamos a descarregar.

call of duty, internet estar lenta

Só para ter uma ideia da dimensão muitas actualizações do Call of Duty, pesam frequentemente entre 10-30GB. Uma no ano passado até chegou a pesar 40GB.

Para que isso não lhe aconteça pode desativar as actualizações automáticas e passar a fazer tudo de uma forma manual.

Malware

Apesar de estar nesta lista a verdade é que o malware nem sempre causa muitos problemas na rede embora algumas ameaças o possam fazer. Assim se não encontrou mais nenhuma razão para a sua rede estar lenta vale a pena investigar isto.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.