(Análise) Router Google Nest Pro WiFi: É um ‘Pro’ estranho

Nest Wi-Fi Pro – Quer um router como deve de ser, baseado nos mais recentes padrões da indústria? Provavelmente sim! Especialmente se for residente em Portugal, e tem um serviço de Internet vindo de uma das três grandes operadoras. Bem, nada melhor que olhar para uma das mais recentes ofertas da Google, na forma do Nest Pro Wi-Fi. 

Um router, que entre muitas outras coisas, já vem equipado com o mais recente padrão Wi-Fi 6E, e por isso mesmo, promete compatibilidade, velocidade, e talvez importante que tudo isto, consistência e estabilidade na ligação de tudo o que tem fios, ou não, em sua casa.

Um produto que não é perfeito, mas é inegavelmente muito interessante.

(Análise) Router Google WiFi Nest Pro

Nunca teve um router Google? Bem, este Nest Pro é uma excelente forma de entrar neste ecossistema, ou então, adicionar ao que já tem em sua casa.

Estamos a falar de um produto que permite usufruir de melhores velocidades, maior estabilidade, e claro, ter acesso a alguns dos padrões mais recentes do mundo da conectividade sem fios, como é o caso do Wi-Fi 6 e 6E.

É também um router que está constantemente a ser atualizado pela Google, de forma a estar sempre seguro, e claro, no máximo das suas capacidades.

No entanto, é também um router que prova que a nomenclatura Pro perdeu muito do seu valor ao longo dos anos. Ao fim ao cabo, não temos ligações gigabit avançadas, nem sequer temos grande forma de configurar o produto ao nosso estilo.

Será isso mau no grande esquema das coisas?

Não, porque 99% dos consumidores não quer saber desse tipo de funcionalidades. Mas… Se o nome tem Pro, queremos ver coisas… Bem… Pro!

Vamos por partes?

O Nest Pro é o mais recente router Mesh da Google, sendo um produto poderoso, mas ao mesmo tempo, muito focado na simplicidade. É por isso mesmo super fácil de configurar, e manter, o que é porreiro, mas vai um pouco contra aquilo que o ‘Pro’ significa. Como assim?

Bem, o Nest Pro ao ser focado na simplicidade, não oferece configurações ou funcionalidades avançadas, para utilizadores mais entusiastas, ou com maior conhecimento técnico. Sim, temos suporte ao já referenciado padrão Wi-Fi 6E, que por sua vez abre as portas ao 6GHz. Mas, a verdade é que não precisa de ser Pro para usufruir desta tecnologia! Basta ter produtos compatíveis.

Pro significa o quê neste produto?

Bem, neste caso, velocidade e alcance da rede sem fios. Especialmente se optar pela compra de duas ou três unidades deste router, para ter uma rede Wi-Fi Mesh de grande qualidade em sua casa. Consegue imaginar uma rede tri-band Mesh com suporte a 6Ghz? Bem, isso é bastante Pro.

Quanto à conectividade e capacidade propriamente dita, cada Nest Pro é capaz de oferecer um alcance de até 200 metros quadrados, e possibilidade de se ligar até 100 aparelhos diferentes. Curiosamente, na configuração inicial, a app Google Home até dá algumas dicas quanto à colocação do router, de forma a assegurar o melhor alcance, e velocidade possível.

Além de tudo isto, pode ainda fazer testes de velocidade, criar uma rede de convidados, ou escolher aparelhos prioritários no acesso à rede. Em paralelo, o Nest WiFi Pro também serve como smart-hub

Entretanto, no campo dos aspetos negativos, não é possível separar as redes 2.4Ghz, 5GHz e 6GHz. Também não há suporte a VPN, nem sequer acesso ao Google Assistente através do router.

Conclusão

É um router que pode ser montado em qualquer casa, com resultados imediatos. No entanto, ao preço que está, seria de esperar mais funcionalidades, e mais configurações. Também seria positivo ter acesso ao Assistente Google (visto que é um Nest…), bem como acesso a portas Gigabit mais avançadas.

Ainda assim, se o foco é ter uma rede segura, rápida, e estável. É uma boa alternativa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Nest Wi-Fi Pro - Quer um router como deve de ser, baseado nos mais recentes padrões da indústria? Provavelmente sim! Especialmente se for residente em Portugal, e tem um serviço de Internet vindo de uma das três grandes operadoras. Bem, nada melhor que olhar...(Análise) Router Google Nest Pro WiFi: É um 'Pro' estranho