Router Wi-Fi: com isto garante o melhor streaming e não só!

Todos queremos uma banda larga mais rápida e fiável, mas por vezes isso não acontece. Nesta situação o Fornecedor de Serviços de Internet (ISP) pode não ser o culpado. É que na realidade o nosso router Wi-Fi é em muitos casos o responsável por uma ligação rápida e há alguns erros bastante simples que farão com que o melhor streaming seja uma miragem e os downloads sejam lentos.

Router Wi-Fi: com isto garante o melhor streaming e não só!

Existem algumas coisas que com facilidade podem garantir uma melhor velocidade no Wi-Fi, o que vai melhorar o streaming.

Mover o Router

Na verdade, mover o seu router para outra parte da casa ou dar-lhe um reinício rápido pode resolver uma série de problemas. No entanto há também a tentação de desligar o router durante a noite o que é realmente uma péssima ideia. Portanto, se a sua banda larga está abaixo do que é esperado eis algumas coisas que podem resolver isto.

roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas, router wi-fi melhor streaming

Mova o seu router

Se o seu router for colocado na cozinha – ou se estiver sentado no chão no corredor – então está na altura de o mover. A posição deste dispositivo é vital se quiser velocidades melhores e há alguns erros a evitar.

- Advertisement -

As cozinhas, por exemplo, estão cheias de objectos metálicos – e aparelhos como os microondas – podem interferir com o sinal que sai das antenas. Esta é oficialmente a pior divisória da casa para colocar este equipamento.

Colocar o equipamento no chão é também uma má ideia e quanto mais acima o puder posicionar, mais forte será o sinal em toda a casa.

Mover um router pode por vezes ser complicado, mas se as suas velocidades estão más, vale a pena tentar.

Não o desligue

Com as contas da electricidade ainda muito altas pode ser tentador desligá-lo mas não toque no botão de energia.

router

Existem algumas razões pelas quais seguir este conselho é uma boa ideia. Primeiro, desligar infinitamente o router e depois voltar a ligá-lo pode enviar sinais ao seu fornecedor de serviços de Internet de que existe uma falha na linha. Quando isto acontece, eles podem baixar a velocidade para garantir que o cliente permanece ligado.

A próxima razão é que as actualizações vitais de segurança podem não ser recebidas durante a noite. Muitos ISPs lançam actualizações quando a maioria das pessoas não está a usar o seu Wi-Fi e se o seu router estiver desligado não receberá estas importantes actualizações de segurança.

Tem o router perto de um aquário? 

Se tem animais aquáticos em casa, é melhor manter o Wi-Fi longe da água. É que bloqueiam o sinal Wi-Fi e levam a velocidades menos fiáveis.

Não esconda o seu router

Sim, o seu router e todos aqueles fios são feios, mas esconder o router Wi-Fi dentro de um armário ou atrás da televisão não vai fazer nenhum bem aos seus downloads. É outro erro comum e definitivamente a evitar.

A maioria dos ISPs recomendam deixar os routers à vista e longe de outras tecnologias – incluindo monitores de bebés – uma vez que isto pode perturbar o sinal.

Reinicie

É um velho truque mas de vez em quando é uma boa ideia desligar o seu router e voltar a ligá-lo. Uma reinicialização rápida pode resolver problemas e voltar a pôr as coisas a funcionar.

Esteja ciente de que pode demorar alguns minutos para que uma reinicialização termine com sucesso.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.