AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Internet está lenta em casa? A culpa pode ser disto!

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
21 de Maio, 2023
em Especiais
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Saber qual a razão pela qual a Internet está lenta em casa nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto também não é impossível. Quem nos pode ajudar a descobrir é o router. Claro que nem todos irão mostrar os equipamentos que estão ligados. Mas a maioria sim. Depois de identificar tudo o que está ligado à sua rede e de perceber a que categorias pertencem vamos olhar para o que pode gastar cada um.

Internet está lenta em casa? A culpa pode ser disto!

router wi-fi tirar velocidade

Descobrir os vampiros que sugam a nossa velocidade de rede nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto também não é impossível. Quem nos pode ajudar a descobrir é o router.

Claro que nem todos irão mostrar os equipamentos que estão ligados. Mas a maioria sim. Depois de identificar tudo o que está ligado à sua rede e de perceber a que categoria pertencem vamos olhar para o que pode gastar cada um.

Dispositivos de Streaming

Os dispositivos de streaming podem ocupar muita da velocidade de rede. Sobretudo se estiver a ver conteúdos em 4K. Imagine que está no quarto a ver um serviço de streaming e o seu filho está na sala a ver YouTube que é o que normalmente acontece cá por casa. Ora isto é mais que suficiente para deixar a rede lenta.

O que algumas pessoas fazem para evitar este problema é baixar a qualidade de visualização. No entanto se não estiver a utilizar o computador para downloads ao mesmo tempo e em que necessite mesmo da velocidade, não deverá fazê-lo. Afinal de contas todos queremos tirar o máximo partido da resolução da TV.

Câmaras de segurança

Muitas pessoas têm câmaras de seguranças em casa, sejam as do Google Nest ou outras quaisquer, não se apercebem do que podem gastar. Mas a verdade é que gastam mesmo muito tráfego. Sobretudo porque vários modelos recorrem à cloud para armazenarem as gravações.

As novas câmaras Nest, por exemplo, podem usar entre 100 a 400 GB por mês e por câmara. Assim não é de estranhar que atrasem a velocidade de rede.

Actualizações do Windows

O Windows, por defeito, utiliza um sistema peer-to-peer para optimizar as actualizações. Ou seja, os computadores com Windows ligam-se entre si com um único propósito, para partilhar rapidamente os dados de actualizações do Windows através da Internet.

As pessoas que querem manter toda a largura de banda talvez queiram desativar esta forma de partilha. Aliás há pessoas que desativam as atualizações automáticas do Windows para este efeito.

Actualizações Automáticas dos jogos

Mesmo que não jogue alguns títulos que estão instalados não se esqueça que eles podem receber atualizações de forma automática, especialmente se as receberem através de algum serviço. A questão é que elas podem ser realmente muito grandes e em muitos casos nem sequer nos apercebemos de que os estamos a descarregar.

call of duty

Só para ter uma ideia da dimensão muitas actualizações do Call of Duty, pesam frequentemente entre 10-30GB. Uma no ano passado até chegou a pesar 40GB.

Para que isso não lhe aconteça pode desativar as actualizações automáticas e passar a fazer tudo de uma forma manual. Tudo pela saúde da sua rede Wi-Fi.

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Desligar a TV pela extensão elétrica pode dar muito mau resultado, A posição errada da extensão pode incendiar a tua casa (e já aconteceu)

Perigo em casa: se a tua extensão elétrica faz isto lixo com ela

por Ana Oliveira
12 de Fevereiro, 2026

Descobre os sinais críticos de que o teu protetor contra picos de corrente se transformou num autêntico cavalo de Troia para os teus aparelhos.

Facebook Messenger Dark Mode: O modo escuro já chegou!

Portugal quer travar redes sociais até aos 16 anos. Qual é o preço?

por Nuno Miguel Oliveira
12 de Fevereiro, 2026

Há uma proposta em cima da mesa que, à primeira vista, pode parecer difícil de criticar, porque tem boas intenções, ou seja, proteger os mais novos do caos...

DIGI: como reencaminhar chamadas para outro número, DIGI 10Gbps acusada de cortar a Internet à noite: será propositado?, Nem é a Sport TV: este é o canal que faz mais falta aos clientes da DIGI!

DIGI Conexão Plus em Portugal: o que se sabe e quando poderá chegar

por Bruno Fonseca
12 de Fevereiro, 2026

Se estás a planear o teu setup tecnológico em 2026, é provável que já tenhas ouvido falar da Conexão Plus da DIGI. No entanto, a pergunta que todos...

O teu telemóvel consegue prever a chuva (e não é com meteorologia), aquaplanagem: há uma coisa que não pode mesmo fazer!

Sexta-feira 13 em alerta: Depressão Oriana traz neve, cheias e mau tempo

por Bruno Fonseca
11 de Fevereiro, 2026

Se estavas à espera de um dia calmo, a verdade é que a Depressão Oriana tem outros planos para esta sexta-feira, dia 13. Conforme indica o portal Luso...

Artigo Seguinte
netflix

Netflix: já há a série substituta para Grey's Anatomy!

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

Facebook Messenger Dark Mode: O modo escuro já chegou!

Portugal quer travar redes sociais até aos 16 anos. Qual é o preço?

12 de Fevereiro, 2026
Legion, Lenovo

Lenovo já faz receitas com IA, mesmo no meio da crise!

12 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados